FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS – A referência na área das humanidades
Um dos seus eixos estratégicos é a interdisciplinaridade que permite uma oferta diversificada e inovadora, com uma aposta sólida e sustentada na formação em e-learning e b-learning. Carla Ganito, coordenadora da EPG-FA acredita que estes factores fazem da EPG a escola de pós-graduação «referência em Portugal, na área das Humanidades». A EPG traduz para a comunidade empresarial os valores distintivos da Católica, nomeadamente a formação ética, assente em valores humanistas e numa política de responsabilidade social.
«A nossa missão é a da qualificação e certificação de profissionais com elevados conhecimentos científicos e técnicos, aliados a uma forte componente de competências pessoais, como a capacidade de liderança, de relacionamento, um forte sentido ético e um compromisso social que lhes permita contribuir para o desenvolvimento da comunidade empresarial a que pertencem. Tudo isto, aliado à interdisciplinaridade, capacidade de reagir e adaptar-se à mudança que é cada vez mais estrutural e transversal», refere Carla Ganito.
A coordenadora da EPG acrescenta ainda que «a capacidade de navegar num mundo global, intercultural e digital são também factores distintivos dos nossos diplomados, independentemente do programa ou grau. Formamos os nossos alunos para que possam enfrentar diversos cenários e contextos de forma inovadora, responsável e empreendedora».
Para atingir este objectivo, a escola tem uma oferta de diversos programas abertos de pós- -graduação e formação avançada, bem como formação à medida e consultoria a empresas e outras instituições.
A EPG tem estabelecido ainda inúmeras parcerias estratégicas com empresas de referência em Portugal, como a Ageas, a Remax e a RTP, com quem desenha programas inovadores e premiados, de certificação de competências nas áreas da comunicação, liderança, influência e empreendedorismo.
OFERTA FORMATIVA
Entre a oferta disponível a iniciar no ano lectivo 2018-2019 destacam-se, para além de mais uma edição da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing de Conteúdos, novos programas de pós-Graduações que a faculdade irá disponibilizar para responder à crescente procura por formações específicas em áreas nas quais ainda há pouca oferta no nosso País; ou pelo contrário, formações com procura crescente em áreas do Saber que se interligam num mundo organizacional com uma cada vez maior complexidade.
Exemplo disso são as formações em Comunicação e Psicologia Positiva, Comunicação em Saúde, Social Brands e Mobile Match.
FORMAÇÃO ÚNICA
A iniciar em Outubro de 2018, a nova Pós-Graduação em Comunicação e Psicologia Positiva: Contributos para o Bem- -Estar nas Organizações nasce com o propósito de aliar duas áreas que são inseparáveis dentro das organizações – Comunicação e Psicologia – e vem colmatar a inexistente oferta de formações no nosso País que ligue estas duas áreas e as aplique ao contexto organizacional.
Lançada em parceria com o Observatório da Comunicação Interna e Identidade Corporativa (Atrevia), a Pós-Graduação, que terá a duração de 120 horas, parte da convicção de que contextos de trabalho cada vez mais complexos e exigentes implicam a aquisição de novas competências para lidar com a mudança, a imprevisibilidade e os conflitos daí decorrentes. Esta formação tem por isso um carácter transversal em termos sociais, organizacionais e profissionais. Está construída para ser útil a pessoas das idades mais diversas e com diferentes funções profissionais como quadros intermédios e dirigentes.
Um profissional com estas duas valências formativas – Comunicação e Psicologia Positiva – será capaz de desenvolver estratégias que visem o bem-estar organizacional, combinando o alcance de objectivos profissionais com a gestão da motivação pessoal. Aliar a Psicologia Positiva à Comunicação nas organizações permite que se consiga potenciar uma efectiva gestão de pessoas com maiores níveis de compromisso, satisfação e motivação, reforçando o trabalho com significado junto dos colaboradores.
COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
Também a Pós-Graduação em Comunicação em Saúde é um programa multi e inter-disciplinar que agrega profissionais de diversas áreas como as Ciências da Comunicação, Ciências Psicológicas e Ciências da Saúde. Tem como metas a prevenção de riscos, a promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos e o incremento da literacia e numeracia em saúde, fundamentada na comunicação.
A comunicação em saúde deverá permitir alterar conhecimentos, cognições, emoções e capacitar os cidadãos, proporcionando recursos com o objectivo de facilitar decisões informadas com impacto positivo na sua saúde e bem-estar. Para este fim, é essencial potenciar competências em profissionais que estejam ou pretendam estar na primeira linha de contacto com os cidadãos como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e até mesmo polícias e bombeiros.
Esta formação, com início em Janeiro de 2019, é de relevância extrema para os profissionais de saúde ou que em determinado momento tenham de lidar com questões que envolvam o bem-estar das pessoas. No final da formação, os profissionais serão capazes de desenvolver uma comunicação eficaz com base na adequação dos conteúdos, formatos e da própria comunicação às características e motivações da audiência a que se destina.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
A Pós-Graduação em Social Brands vem aliar duas áreas indissociáveis em ambiente digital: Comunicação e Marketing. A Pós-Graduação em Comunicação e Media Sociais reinventa-se a cada edição, acompanhando as tendências mais actuais e orientando-se para o futuro. Surge assim uma nova formação com um plano curricular redesenhado, articulando conhecimento state-of-the-art com parcerias estratégicas (TorkeCC, Digital Accelleration Team da Nestlé e Llorente & Cuenca) e propondo uma experiência imersiva e aplicada de estratégias e métodos para construir e gerir social brands.
Esta formação propõe um enfoque nas características que as marcas precisam de incorporar para serem sociais: sociais no sentido de se humanizarem e serem capazes de criar ligações emocionais, afectivas e duradouras com clientes e seguidores; e sociais no sentido de serem sustentáveis e responsáveis, transmitindo valores que vão além dos produtos e serviços que oferecem. É, por isso, uma formação essencial para os profissionais de Marketing e Comunicação dos dias de hoje.
MOBILE
Em Outubro será lançado o curso breve Mobile Match, uma semana de formação e networking em parceria com a Beta-i, a CoWork Lisboa, a TorkeCC e a StartUp Sintra que tem como objectivo criar sinergias em torno do desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. Esta formação de 40 horas vai promover a troca de conhecimento e expertise entre especialistas no comportamento humano e no desenvolvimento, juntando três áreas fundamentais – comunicação e marketing, design e informática.
O Mobile Match é mais do que uma formação intensiva em mobile. Durante uma semana, os alunos irão aprender o que é fundamental para lançarem um negócio mobile, ao mesmo tempo que desenvolvem networking e procuram parceiros para pôr em prática projectos concretos. No final do curso, os alunos serão capazes de olhar para os projectos mobile de uma perspectiva multidisciplinar.