EDP: Compromisso com a sociedade

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Este é o resultado de uma estratégia de marca e comunicação forte e coerente, fiel à missão e valores, que materializam em cada dia, em tudo o que fazem. «Sabemos que esta análise é feita de forma multidimensional, que contempla desde a relação que temos com os diferentes stakeholders, à qualidade de presença no mercado, aos colaboradores e à saúde financeira e os resultados positivos só nos ajudam a acreditar mais no caminho que temos feito», explica Paulo Campos Costa director coordenador global de Marca, Marketing e Comunicação da EDP.

Esta relação duradoura e de confiança com os portugueses ao longo de tantos anos é também o resultado de muitos anos de relação, de uma história construída em comum e de provas dadas de que podem contar com a EDP quer nos momentos bons quer nos momentos mais difíceis, como é o caso da pandemia que vivemos, em que a EDP se prontificou imediatamente a ajudar com um conjunto de iniciativas com elevado impacto social. A empresa assume desde sempre fortes compromissos com a sociedade que obviamente tem impacto na forma como se relaciona com os portugueses. «A EDP é uma marca humana, inovadora e sustentável, actualmente com um compromisso reforçado com o planeta e as gerações futuras», acrescenta Paulo Campos Costa.

O coordenador global de Marca, Marketing e Comunicação reforça ainda que este é um compromisso assumido por todos os colaboradores. «Sim, e só assim seria possível fazermos um percurso que reforça estes valores a cada dia. É preciso conhecer os valores, mas sobretudo senti-los e interiorizá-los em tudo o que fazemos.» A reputação constrói- -se a cada ponto de contacto e de comunicação com o cliente, onde os pormenores fazem toda a diferença. A cultura e a estratégia da empresa tem de estar presente em cada colaborador, para que todos tenham a noção da responsabilidade enquanto representantes da empresa e logo dos seus valores. «A reputação constrói-se através de uma estratégia bem definida, de uma visão partilhada, de uma comunicação constante e relevante, mas de gestos tão simples como a qualidade de um contacto telefónico ou de um simples flyer. A coerência dos nossos actos materializa um compromisso/ promessa que é validado a cada interacção da marca com os seus clientes», sublinha Paulo Campos Costa.

A relação com os clientes é trabalhada diariamente, desde a forma em como se podem construir ofertas que mais vão ao encontro das suas necessidades, como encontrar formas de tornar essas mesmas ofertas mais relevantes com serviços que lhe acrescentem valor, a perseguir o objectivo de proporcionar um serviço ao cliente com cada vez mais qualidade. Para mantê-la, de acordo com o responsável, é fundamental ter um discurso e comportamento coerentes. «Comunicar a estratégia, envolver colaboradores e clientes nessa missão e concretizá-la de forma alinhada com os princípios partilhados. E isso incluí comemorar as vitórias em conjunto e reconhecer os erros, quando acontecem.»

Dentro de uma organização como a EDP, a reputação é cultivada através de um alinhamento com os princípios e missão da empresa. «Comunicar muito internamente, envolver, informar e, obviamente, responsabilizar todos na construção de uma marca forte». A EDP sempre teve uma relação próxima e justa com os fornecedores, que permite manter fornecedores dedicados por muitos anos e que acabam por nos ajudar a construir a história da empresa. Os clientes sempre estiveram no centro da actividade da empresa e essa preocupação tem sido crescente ao longo dos últimos anos em que se intensificaram os programas internos de melhoria de processos e sistemas, bem como de oferta, para conseguirm cada vez mais prestar um bom serviço aos clientes. «Na verdade, cada vez mais conseguimos surpreender o cliente e este estar cada vez mais fiel ao nosso serviço, por estar feliz com a nossa oferta e com o nosso apoio», destaca Paulo Campos Costa.

DIGITAL

Os canais digitais têm hoje influência junto da percepção que os consumidores têm de uma marca. A EDP encara a presença digital não apenas como forma de dar resposta à necessidade de comunicar, mas também de gerir reputação, analisar tendências, estabelecer diálogo e gerar leads. A marca tem enfrentado o desafio de se adequar às novas formas de relacionamento com os seus stakeholders, sejam eles clientes, investidores, candidatos, jornalistas ou comunidade em geral, e tem procurado criar os canais digitais mais propícios a um diálogo saudável com cada uma destas audiências. As interacções e soluções em tempo real são cada vez mais exigidas às empresas, e a EDP tem alavancado esta oportunidade, no sentido de ouvir e participar das conversas com este novo consumidor, ao mesmo tempo que toma o pulso a questões reputacionais, agindo atempadamente. «O valor reputacional da EDP pode ser atribuído de diferentes formas, mas uma coisa é certa: ele está directamente relacionado com a percepção que o público tem perante a imagem e a experiência que a marca lhe proporciona, seja a sua própria ou por referência de terceiros», reforça o director coordenador global de Marca, Marketing e Comunicação da EDP.

Conscientes disso, a empresa tem vindo a desenvolver um trabalho em ambiente digital, que se reflecte a dois níveis: através da criação de uma identidade visual simples, elegante e que transmite os valores da marca; através de uma gestão editorial cuidada de todas as publicações, artigos e conteúdos que são divulgados nas plataformas online.

A nível web tem procurado garantir que o site institucional (edp. com) é a porta de entrada, sempre actualizada, no mundo EDP, e que o site comercial (edp.pt) procura ser porto seguro para todos os clientes e potenciais clientes que procurem soluções inteligentes de energia. A nível de redes sociais, tem diversificado a presença em múltiplas plataformas, cujo tom, linguagem e conteúdo editorial é definido especificamente para a audiência a quem se querem dirigir. A EDP tem conseguido mobilizar o público e criado uma grande base de seguidores, a quem se dirige regularmente e de quem ouve feedback para tornar a marca ainda mais forte. «Procuramos tirar o máximo partido deste benefício que a internet nos proporciona: a aproximação ágil e directa com a comunidade, clientes e leads, podendo atraí-los e envolvê-los com acções digitais. E sabemos que esta aproximação do público aumenta a confiança, credibilidade e lealdade, tendo repercussão directa na percepção que este tem da marca EDP. Não há nada mais forte do que ter uma marca genuína e autêntica, que é fiel aos seus valores, se mantém na linha da frente e assume um papel muito relevante perante a sociedade, o ambiente e as comunidades. E é dessa forma que a EDP se posiciona», explica Paulo Campos Costa.

Sobre os principais desafios da EDP para manter sempre este elevado índice de reputação junto dos consumidores, o director coordenador global de Marca, Marketing e Comunicação não tem dúvidas. «Continuar a ter uma marca relevante, que para além do serviço básico de energia, consegue surpreender e ter uma atitude activa perante a construcção de um mundo melhor para as gerações actuais e vindouras. Saber lidar com as vicissitudes que poderão ocorrer de forma fiel e coerente aos seus princípios e valores», conclui o director coordenador global de Marca, Marketing e Comunicação da EDP.

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