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Compal: Dar o melhor pela fruta
Com quase sete décadas, a marca Compal continua a investir para levar mais longe a arte da frutologia e do bem fazer sumos e néctares, conforme recorda Diogo Pereira Dias, administrador da S+C. E este é um facto que a tem distinguido no momento de eleição, por parte dos consumidores.
A Compal foi considerada uma das marcas mais reputadas na categoria Produtos Alimentares para os portugueses. Como analisa este resultado?
Foi com grande satisfação que recebemos os resultados. Trabalhamos diariamente para oferecer os melhores sumos e néctares para os nossos consumidores e por isso é muito gratificante quando vemos toda essa dedicação e empenho reconhecidos.
Como é que consegue manter esta relação duradoura e de confiança ao longo de tantos anos?
Com quase sete décadas de história a marca Compal já atravessou várias gerações de portugueses, levando até eles sumos e néctares elaborados com a ciência e arte a que chamamos frutologia, que junta o melhor da natureza ao nosso know-how. Para além disso, uma marca com um histórico como o da Compal é natural que assuma para si um propósito e responsabilidades maiores de forma a gerar um impacto positivo que vá para além do impacto económico da sua atividade comercial. Desde sempre a Compal assumiu promover a valorização da economia nacional, a proximidade com as regiões e comunidades locais, pretendendo maximizar nos seus produtos a incorporação de matérias primas de frutas e vegetais locais. Este continua a ser o nosso compromisso com os nossos consumidores e é com base nesta relação, que se baseia na autenticidade, que mantemos a ligação duradoura e de confiança com os portugueses.
Como classificaria os principais valores da marca?
Os valores da nossa marca são a autenticidade, a naturalidade, o culto da excelência, a tradição e o respeito pelas gerações futuras. É desta forma que pautamos a nossa actuação que se pode resumir no mote “Damos o melhor pela fruta”.
Este é um compromisso assumido por todos os colaboradores?
É com grande paixão mas também com um enorme sentido de responsabilidade que trabalhamos a marca Compal, sendo que o sucesso da nossa actuação depende do profissionalismo, empenho e dedicação dos nossos colaboradores. É por assumirem este compromisso que temos obtido bons resultados e o reconhecimento por parte de todos os portugueses.
Consideram que a reputação também se constrói num contacto muito próximo com o cliente? Como trabalham essa ligação?
A proximidade aos nossos clientes, consumidores, fornecedores e comunidades locais é um dos pilares de atuação da Compal. É desta forma que construímos a nossa reputação. Privilegiamos a construção de relações de parceria duradouras com os nossos clientes sejam eles hipermercados, supermercados ou clientes do canal Horeca, que diariamente servem os consumidores com os nossos sumos e néctares. Esta ligação trabalha-se percebendo melhor os seus desafios de negócio, os desejos dos seus consumidores e criando inovação que indo ao encontro das expetativas de ambos também reforce o propósito da marca Compal.
Como se constrói a reputação de uma marca?
Constrói-se pela consistência da sua promessa central, pela qualidade dos seus produtos e pela inovação. Por mantermo-nos fiéis aos nossos valores e no compromisso que assumimos perante os consumidores. É esta acção continuada que nos permite construir uma relação de confiança duradoura com os nossos consumidores.
Como é cultivada a reputação dentro da organização?
A reputação está associada ao nosso histórico enquanto empresa. Neste sentido, afigura-se fundamental transmitir a história e os valores da nossa marca a todos os colaboradores.
Foi com esse objectivo que criámos a Academia SUMOL+COMPAL, com um robusto plano de formação aos colaboradores, em que, entre outras temáticas, damos destaque à história da nossa empresa e às suas marcas, aos seus valores e assim promovemos uma cultura mais vivida e forte, essencial para o reforço da nossa reputação.
A relação com os colaboradores, parceiros e com a comunidade em que está inserida são outros pilares para este reconhecimento por parte dos portugueses?
Sem dúvida. Colaboradores, parceiros e as comunidades em geral com que nos relacionamos são os primeiros embaixadores da nossa marca Compal. Desta forma, os nossos pilares de actuação passam pela valorização dos nossos coloboradores, por privilegiar a proximidade, valorizar as comunidades e os seus produtos, de forma a alavancar as economias locais que estão dependentes da produção agrícola.
Os canais digitais têm hoje em dia influência junto da percepção que os consumidores têm de uma marca. De que forma é que a Compal trabalha esta área?
Os canais digitais têm uma importância capital hoje em dia, seja pelas audiências que envolvem mas também por permitirem uma comunicação mais próxima, personalizada e mais humana.
A marca Compal trabalha estes canais a dois níveis: com plataformas próprias, nomeadamente através das redes sociais da marca onde construimos uma relação ainda mais próxima com os consumidores partilhando conteúdos exclusivos e nativos que revelam as histórias menos conhecidas das pessoas que contribuem para o nosso propósito “Damos o melhor pela fruta”, através do Blog Compal, valorizando a categoria de Sumos e Néctares, reforçando o papel da marca como especialista e parceiro dos portugueses num estilo de vida saudável, criando e partilhando conteúdos que possuem conhecimento útil para a vida das pessoas e com a plataforma “Saborista” (canal próprio de venda online da SUMOL+COMPAL) onde, para além de trabalharmos relação com os consumidores, temos uma vertente comercial. Finalmente, trabalhamos ainda ao nível comercial colaborando com os principais canais de venda online dos nossos clientes retalhistas.
Quais os principais desafios da Compal para manter sempre este elevado índice de reputação junto dos consumidores?
Num contexto de mercado em constante mudança, os principais desafios passam por antecipar e identificar as tendências e preferências dos consumidores. Só desta forma conseguimos manter o compromisso que temos perante eles e manter os elevados índices de reputação.
Podemos afirmar que a nossa reputação é um processo em constante construção e que o ADN de inovação da marca Compal constitui um pilar fundamental para sermos e continuarmos a ser bem sucedidos nesse caminho.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Julho (n.º 184) da Executive Digest.