Cofidis: Compromisso além do crédito

A Cofidis foi considerada a marca com melhor índice de reputação no sector Financial Consumer Credit, de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses. A empresa está em Portugal há 27 anos, com uma missão à qual se mantém fiel desde o primeiro dia: melhorar a qualidade de vida financeira das pessoas.

«Este mindset está na génese da relação que construímos todos os dias com os nossos clientes e parceiros, através da consistência dos nossos serviços, de uma oferta transparente e adaptada às necessidades de cada um, e de uma comunicação clara e honesta. Mais do que uma instituição financeira, somos uma comunidade de pessoas dedicada a pessoas. Criamos conexões humanas com os clientes e parceiros, através de uma experiência que os coloca sempre no centro de tudo o que fazemos. Esta confiança que os portugueses depositam em nós, e que muito nos orgulha, é fruto de uma relação próxima que mantemos ao longo da sua vida e da sua jornada financeira, oferecendo soluções flexíveis e personalizadas para cada necessidade. Mesmo em momentos difíceis. Sabemos que o dinheiro está presente no dia-a-dia das pessoas, e que a falta dele pode causar muita ansiedade. Por isso, temos uma enorme responsabilidade na forma como acompanhamos os Clientes no seu dia-a-dia e na gestão do dinheiro. O nosso compromisso vai além do crédito: é sobre melhorar vidas, educar e capacitar, e estar presente onde outros não estão», explica Martta Oliveira, Directora de Inovação e Criação de Valor, em entrevista à Executive Digest.

A cultura da Cofidis é orientada por cinco valores: Simplicidade, Agilidade, Audácia, Responsabilidade e Consideração. «Estamos permanentemente a auscultar o mercado e a ouvir os nossos Clientes e Parceiros para garantir que estes valores são orientadores de tudo o que fazemos. Internamente somos “obcecados” por este alinhamento: a estratégia transversal da marca está alicerçada nestes principios que todos conhecem, e com o nosso posicionamento no mercado, assente na simplicidade da experiência e da comunicação, em que nos comprometemos a descomplicar o mundo financeiro; na utilidade dos nossos produtos e serviços, moldados pelas necessidades reais dos nossos clientes; e no impacto social que criamos, através do compromisso e empenho em contribuir para uma sociedade mais justa, mais informada e mais sustentável. Na Cofidis, queremos construir um mundo financeiro mais claro e seguro, descomplicando a gestão do dinheiro para melhorar a vida das pessoas», acrescenta Martta Oliveira.

COLABORADORES

A imagem e a reputação que a Cofidis tem no mercado é, acima de tudo, construída pelos colaboradores. Porque a marca, na verdade, é o resultado do trabalho de todos, em todos os pontos de contacto com os clientes, parceiros e o mercado em geral. É a soma de todas as experiências que proporcionam e a forma como elas são percepcionadas.

Para isso, tem uma cultura forte de comunicação, com encontros regulares de partilha de estratégia e de resultados, com a participação de colaboradores de diversas áreas, que têm um envolvimento activo na definição da estratégia, no desenho e participação nas iniciativas. Incentivam uma cultura que valoriza a contribuição de cada colaborador, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, inovador e motivador. Isto ajuda a garantir que todos estão alinhados com os valores e objectivos da empresa, o que cria envolvimento e transparece para o mercado.

«Somos reconhecidos como Great Place to Work e, entre as várias dimensões avaliadas neste estudo, estão no topo a honestidade e a ética com que a empresa gere o negócio, o foco na inovação e no bem-estar, o respeito pela diversidade e inclusão de todos, independentemente do género, cor ou etnia, orientação sexual, ou de se ser portador de deficiência. E isto está no nosso ADN, no coração da nossa marca», sublinha Martta Oliveira.

A empresa tem uma enorme responsabilidade e consciência do impacto que tem na vida dos colaboradores, parceiros e na comunidade em geral. Por isso, para além da ética e honestidade com que actua, procura ter um grande envolvimento junto das comunidades em que está inserida, favorecendo a diversidade e inclusão, estabelecendo parcerias duradouras e com empresas e organizações, e envolvimento dos colaboradores nas iniciativas. Estão muito comprometidos com o impacto social que criam.

«Contribuímos activamente para o aumento da literacia financeira em Portugal: desde 2014 que trabalhamos conteúdos de literacia financeira, para todos os portugueses, através do nosso projecto Contas Connosco, com mais de 20 milhões de visualizações desde então; temos parcerias com universidades e organizações, como a Junior Achievement Portugal, com quem estamos nas escolas a ensinar literacia financeira, porque acreditamos que o conhecimento é essencial para o bem-estar financeiro das pessoas.

Estabelecemos parcerias com associações que apoiam a diversidade e inclusão, e para incentivar a cultura interna, trouxemos estas organizações para a nossa casa: temos, na nossa sede, a explorar os espaços de restauração, abertos ao público em geral, o Café Joyeux, que tem como missão formar para empregar jovens-adultos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento; e a associação Crescer, com o restaurante “É uma Copa”, onde o serviço é assegurado por pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, como é o caso das que estão ou estiveram em situação de sem abrigo, pobreza extrema ou em dependência de álcool e drogas. Estabelecemos em Dezembro de 2023 uma parceria tripartida entre a Bureaux du Coeur e a Associação Crescer, para acolher duas pessoas em situação de vulnerabilidade, em dois apartamentos criados no edifício para este efeito, com o objectivo de capacitar e apoiar a reintegração de pessoas em situação de sem-abrigo na sociedade», refere Martta Oliveira.

Esta cultura de abertura à comunidade e de estabelecimento de relações duradouras com parceiros e organizações, fortalece a marca e o orgulho de todos que estão envolvidos na sua construção. A Cofidis tem 12 lojas pelo continente e ilhas. «Como queremos ter impacto positivo junto das comunidades onde estamos inseridos, lançámos pelo segundo ano consecutivo a iniciativa natalícia de “Amigos Secretos Verdadeiros”, em que trabalhamos com Lares e Centros de dia locais para a recolha de bens essenciais que eles precisam. A recolha é feita nas lojas, em todo o país, com doações de colaboradores, clientes, parceiros comerciais e a comunidade em geral», diz Martta Oliveira, Directora de Inovação e Criação de Valor.

A Codifis quer ser um parceiro financeiro dos portugueses, ter um impacto positivo nas suas vidas, oferecendo mais do que soluções financeiras. «Para além do crédito, estamos a diversificar o nosso negócio, e hoje oferecemos soluções financeiras completas, desde meios de pagamento, com a Cofidis Pay, solução de Buy Now Pay Later, e soluções de seguros, através da parceria com a Ageas, anunciada recentemente e com a qual apresentaremos vários produtos nos próximos meses. Mas mais do que soluções financeiras, na Cofidis somos de pessoas para pessoas, e por isso o nosso objectivo e desafio contínuo é sermos relevantes no dia-a-dia das pessoas, contribuindo para um futuro financeiro mais claro e seguro», conclui Martta Oliveira.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 215) da Executive Digest.