CBRE: Novos serviços e facilities
A CBRE apresenta novos serviços e facilities que acompanham a evolução do comportamento do consumidor, não apenas a nível digital, mas também ao que este valoriza na decisão de compra. Nesta entrevista à Executive Digest, Luís Arrais explica quais os principais desafios da empresa para o futuro.
Em termos de colocações de novos espaços de retalho, quais foram as mais significativas para a CBRE?
Apesar deste último ano e meio ter sido especialmente desafiante para muitas marcas de retalho – especialmente as de bens não essenciais – os centros comerciais geridos e comercializados pela CBRE contaram com algum dinamismo. Entre 2020 e 2021 novas insígnias foram colocadas em diversos centros: o Nosso Shopping, em Vila Real, passou a contar com marcas como a Ornimundo, ACP – Automóvel Club de Portugal, Salsa, Suits Inc., Punt Roma, Loja MEO e Xtreme; o Alma Shopping, em Coimbra, inaugurou a Kicks, Pluricosmética, Yoyoso, Widex e em breve a Cortefiel; o 8.ª Avenida, em São João da Madeira, recebeu uma nova loja da Well’s, iServices e Xtreme; no RioSul Shopping colocamos a Ornimundo e Yoyoso entre outros.
Quais os principais desafios da CBRE para o futuro?
Passam, acima de tudo, por monitorizar e sentir os consumidores e as comunidades envolventes em cada centro: o que querem, o que procuram nestes novos tempos, o que os motiva, pois serão sempre eles o melhor guia para atrair novos visitantes, manter a competitividade, o poder de atracção e, no final do dia, permitir a adaptação aos novos estilos de vida e aos avanços tecnológicos, ou seja a omnicanalidade que já era uma tendência e que veio a ser acelerada pela pandemia. Mas sem dúvida, um dos principais desafios recai sobre o equilíbrio entre e-commerce e as lojas físicas, que mantêm ainda um papel muito importante no estabelecimento da relação com os visitantes diários dos centros comerciais, não só pela experiência que proporcionam, mas, cada vez mais, como pontos de entrega e ou devolução de artigos adquiridos online.
E as principais áreas de actuação da CBRE?
A CBRE é responsável pela gestão e comercialização de 16 activos comerciais entre centros e retail parks, totalizando 475 mil metros quadrados de área bruta locável. As principais áreas de actuação que temos nestes activos passa pela gestão imobiliária e de marketing, brand events, gestão patrimonial operating management e comercialização, tendo equipas especializadas em colocação de marcas, renovação de mix comercial e reposicionamento de cada activo. A área de Retail Intelligence é também uma área que tem vindo a ganhar cada vez mais destaque na diferenciação do serviço de gestão da CBRE, tendo em conta a digitalização da experiência dos nossos visitantes e a criação de valor para os proprietários.
Qual o plano de investimentos da CBRE?
Acima de tudo gostaríamos de destacar o trabalho que foi efectuado entre 2016 e 2019 com o completo rebranding e reposicionamento dos centros comerciais Alma, Nosso e Alameda (antigos Dolce Vita), em que claramente o proprietário teve a visão e acreditou na estratégia proposta pela CBRE, e para o qual o investimento efectuado se reflectiu na valorização de todos os activos referidos, não só pela retenção de operadores estratégicos como potenciou a entrada de novos operadores que complementaram e valorizaram o mix comercial.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Grandes Espaços Comerciais”, publicado na edição de Agosto (n.º 185) da Executive Digest.