Targa Telematics: Soluções de mobilidade à medida
Com 20 anos de história na área da mobilidade inteligente, a Targa Telematics foi fundada em Itália, mas tem vindo a estender a sua actuação em diversos mercados e geografias. De 2012 a 2017 teve um crescimento muito forte em Itália, solidificou-se e é, neste momento, líder no país de origem. Conta ainda com escritórios directos em Paris (2018), Londres (2019), Lisboa (2020) e, mais recentemente, em Madrid.
Tiago Elias é country manager Portugal e, nesta entrevista, contextualiza o percurso da empresa actualmente, sem tirar os olhos do futuro e das metas que pretendem alcançar.
A Targa Telematics chegou a Portugal há pouco tempo, mas o seu percurso já tem mais de 20 anos de história. Como é que podemos apresentar esta empresa italiana?
A Targa Telematics é uma tech company, que começou em Itália, e que desenvolve soluções tecnológicas para permitir às empresas, organizações e comunidades usufruírem em pleno das potencialidades da conectividade. Com 20 anos de experiência em veículos conectados, a Targa Telematics fornece soluções tecnológicas em telemática, mobilidade inteligente e plataformas IoT digitais para operadores de mobilidade e organismos públicos. A empresa dirige-se a locatários de curto, médio e longo prazo, grandes financeiras e companhias com grandes frotas, e disponibiliza uma gama de serviços que vão desde a telemática de seguros até à gestão de activos e de frotas, diagnóstico remoto e telemetria para veículos, veículos profissionais e, ainda, gestão de veículos de serviço aeroportuário.
Como é que a Targa Telematics consegue fazer a diferença num mercado tão competitivo?
Muitas das empresas concorrentes só vendem o dispositivo ou só vendem o software, e de uma forma já “empacotada”. A Targa Telematics diferencia-se por fornecer toda a tecnologia necessária, desde o dispositivo à plataforma de mobilidade, dos micro serviços aos serviços operativos. Construímos produtos à medida e só esse já é um factor diferenciador. Por outro lado, temos um ecossistema de fornecedores e parceiros único e estamos a desenvolver parcerias localmente para complementar a oferta em Portugal. Com a nossa tecnologia, que é aberta, agnóstica e totalmente integrável, diferenciamo- -nos, ainda, dos nossos concorrentes porque oferecemos soluções personalizadas e não padronizadas e visamos frotas de média e grande dimensão. Fazemos, ainda, consultoria e acompanhamos o cliente no seu percurso.
Em que consiste a plataforma Targa Smart Mobility, lançada este ano?
A Targa Smart Mobility é a solução que integra, numa única plataforma, as diversas formas de mobilidade partilhada. Esta app também já está disponível em português. Com a Targa Smart Mobility, os operadores de mobilidade podem optimizar a experiência de viagem dos seus utilizadores, fornecendo uma interface intuitiva e rápida, reduzindo, assim, o número de veículos e facilitando a transição da vertente eléctrica com uma redução significativa nas emissões de CO2 e respectivo impacto ambiental. As empresas também podem aproveitar a mesma solução para atender às necessidades de mobilidade dos seus funcionários.
Entre os serviços disponíveis, temos o car sharing, que pode ser prestado e gerido em regime station based, escolhido principalmente para soluções corporativas porque permite aos colaboradores planear viagens e reservar a viatura com antecedência e pela duração necessária. Existe, também, o regime free floating, uma opção oferecida muitas vezes com a primeira pelas administrações locais que gerem o serviço de mobilidade pública e pretendem ir ao encontro das diferentes necessidades dos utilizadores. Além da partilha de veículos, também podem ser disponibilizados veículos de micro- -mobilidade, como minicarros, bicicletas e scooters. Por último, mas não menos importante, na mesma plataforma também pode ser integrada a componente energética para a gestão da ligação às estações de carregamento da rede pública ou privada. O serviço de car pooling foi também integrado no Targa Smart Mobility, o que está a despertar cada vez mais o interesse do mercado e que permite que vários utilizadores, principalmente empresariais, partilhem a mesma rota. Para operadores de mobilidade, a capacidade de aceder a uma plataforma que oferece integração entre car sharing e car pooling leva a poupanças significativas.
Para que muitas destas soluções sejam possíveis, a Targa Telematics disponibiliza a tecnologia proprietária key-less, que desmaterializa a chave do veículo, possibilitando, assim, os serviços de mobilidade compartilhada para empresas, operadores de mobilidade pública e locatários de curto e longo prazo.
Como é que as soluções digitais que disponibilizam contribuem para a mobilidade sustentável e cidades inteligentes?
São várias as áreas de negócio em que a Targa Telematics opera. Através do Fleet Management acompanhamos os clientes no desenvolvimento de soluções digitais que optimizam a gestão de activos e de frotas empresariais, favorecendo uma maior eficácia e segurança, tanto de meios como de pessoas, economizando recursos e reduzindo as emissões de CO2. Também projectamos e desenvolvemos plataformas cloud digitais para fornecer serviços IoT a diferentes segmentos de mercado: da gestão de frotas à mobilidade inteligente, passando pelo ramo das seguradoras. A Targa Telematics aposta em todas as tecnologias e serviços que permitam operar transformações no sector da mobilidade, proporcionando não só soluções ponta-a-ponta, mas também plataformas digitais de apoio à transformação digital das empresas que operam neste sector. As nossas soluções e tecnologias conseguem potenciar novas formas inteligentes de mobilidade. As soluções de gestão de activos, por exemplo, foram concebidas para ajudar a manter o valor dos activos o mais elevado possível ao longo do tempo (a gestão automatizada da manutenção permite que se programem as intervenções com a máxima eficiência, aumentando o desempenho e, ao mesmo tempo, economizando recursos).
Disponibilizamos, ainda, soluções de optimização da frota, colocando à disposição dos gestores de frota serviços e funcionalidades operacionais com vista à redução dos custos de gestão dos veículos da empresa, aumento da segurança dos veículos e condutores, sempre em conformidade com os regulamentos de privacidade.
As cidades inteligentes e a mobilidade sustentável representam contextos chave do desafio tecnológico, dentro de uma revolução cultural mais ampla que tem um impacto directo sobre a sustentabilidade ambiental. Acreditamos, por isso, na mobilidade partilhada: múltiplos condutores, um único automóvel. Nesse sentido, as nossas soluções de mobilidade inteligente procuram reduzir o número de veículos em circulação – tipicamente, um veículo em car sharing pode representar a redução de 10 carros na estrada.
Dispomos, igualmente, de soluções de suporte para a adopção de veículos eléctricos, que facilitam a obtenção de KPI de sustentabilidade.
De que forma a tecnologia e, especificamente, a Internet das Coisas (IoT), pode ajudar as empresas ao nível da mobilidade inteligente?
Desde cedo que a Targa Telematics compreendeu a relevância da IoT neste mercado, tendo desenvolvido plataformas digitais evoluídas para ligar entre si dispositivos IoT, recolher e analisar os seus dados e trazer benefícios aos utilizadores através do uso de Big Data Analytics, Machine Learning e Inteligência Artificial. Com o advento da IoT, os clientes podem agora construir a sua própria oferta de mobilidade inovadora com a confiança, o desempenho e a rapidez exigida pelo mercado. Através da própria plataforma, a Targa Telematics põe à disposição dos operadores de mobilidade e dos parceiros uma vasta gama de micro serviços prontamente integráveis entre si e os sistemas proprietários, acelerando a co-criação de novos modelos de mobilidade.
A Targa Telematics foi fundada em Itália, mas já abriu escritórios em diversas capitais europeias. Quão importante é esta expansão geográfica para a estratégia da empresa a nível global?
A Targa Telematics tem vindo a expandir-se ao longo dos últimos anos, demonstrando a sua determinação em investir e criar parceiros locais em diversas regiões. O novo escritório em Lisboa foi inaugurado o ano passado com o objectivo de implementar soluções inovadoras no nosso país nos sectores de rent-a-car, renting e de grandes frotas. Já este ano anunciámos, também, a abertura do escritório de Madrid, uma operação que permitiu consolidar o processo de internacionalização e dar seguimento ao projecto de exportação de tecnologias, serviços e propostas de valor. Contamos, ainda, com escritórios em França e no Reino Unido e já actuamos globalmente em países como os EUA, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.
Estamos totalmente focados em apoiar e ajudar os nossos clientes – sejam eles gestores de grandes frotas, fabricantes, seguradoras ou players de mobilidade – na sua transformação e transição para a mobilidade digital, conectada, eléctrica e compartilhada, e para todas as novas formas de mobilidade. Estar logisticamente mais próximo deles também é fundamental para tornar as colaborações mais rentáveis e aumentar o valor criado.
Em relação ao mercado português, qual a estratégia e objectivos?
A nossa estratégia passa por desenvolver parcerias locais para ajudar os nossos clientes, tanto a nível de fornecedores como a nível dos canais de distribuição, importando para o mercado português as soluções de sucesso que já temos a funcionar em Itália e noutras geografias, incluindo as soluções para grandes frotas corporativas ou para máquinas, bem como novas soluções de mobilidade para os sectores de aluguer de viaturas, tanto de curta como de longa duração.
De que forma estão a contribuir para um planeta mais sustentável?
A Targa Telematics contribui diariamente para um planeta mais sustentável através das soluções tecnológicas criadas e utilizadas por milhares de pessoas em todo o mundo. Temos soluções, como o Targa4Eletrics, que permite determinar quando é mais eficiente substituir os carros actuais por modelos elétricos, bem como soluções de Smart Mobility que apoiam as empresas ao nível do car sharing e car pooling, ou até soluções de driving behaviour, com repercussões directas na sustentabilidade. A Targa Telematics obteve recentemente a medalha Ecovadis Silver pelos resultados alcançados em responsabilidade social corporativa. Uma certificação que premeia os nossos esforços no campo da sustentabilidade. Para nós, os valores ESG e CSR sempre fizeram parte do nosso ADN e este prémio motiva-nos para continuarmos comprometidos com o aperfeiçoamento das melhores práticas já adoptadas e aumentar os esforços nesta questão que é fundamental para nós. Já este ano, recebemos o European Technology Innovation Leadership Award da Frost & Sullivan, uma vez que as nossas soluções de telemática rastreiam os veículos em tempo real e monitorizam a sua quilometragem, localização, status de manutenção, comportamento do motorista e custos de sinistros, ajudando as empresas a minimizar significativamente as despesas e a optimizar a sua frota automóvel, com benefícios directos na sustentabilidade ambiental.
Quais os planos para o futuro?
A empresa tem como objectivo continuar a sua trajectória de crescimento para consolidar o seu posicionamento e tornar-se líder em mobilidade inteligente, na gestão de grandes frotas e no sector de insurtech, a nível europeu e global. Em Setembro de 2021, a Targa Telematics reforçou a sua estrutura accionista com a entrada no capital de uma sociedade de investimento detida indirectamente pela Investindustrial VII L.P. (“Investindustrial”), para alargar a nossa equipa e continuar um percurso que visa reforçar e acelerar, cada vez, mais o nosso crescimento e a nossa internacionalização. Como tal, continuaremos o nosso processo de inovação no campo da IoT para alcançar o objectivo de nos posicionarmos como empresa de referência na área da smart mobility, seja na Europa, seja a nível global.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Mobilidade Urbana / Smart Cities”, publicado na edição de Junho (n.º 195) da Executive Digest.