BP: Re-imaginar a energia para as pessoas e para o planeta
As alterações sentidas no panorama energético têm levado à adaptação da oferta e da estratégia dos players que actuam neste mercado. São vários os desafios e incertezas que se colocam a um sistema global de energia com mais de 100 anos e que obrigam a adaptações constantes por parte de quem fornece um bem tão essencial como a energia.
O aumento da procura e a pressão sobre os preços da energia vieram destacar a importância contínua da segurança e da acessibilidade energética – reforçados pela volatilidade causada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia – que a par com “menos carbono” formam aquilo a que no bp Statistical Review of World Energy 2022 apelidámos de trilema da energia.
A análise levada a cabo neste relatório, mostrou- -nos que apesar de a procura por energia primária registar, em 2021, o mais alto valor de crescimento da sua história – com as economias emergentes a serem responsáveis pela maior parte do aumento – o desenvolvimento que se verifica a nível das renováveis não foi ainda suficiente para compensar completamente a queda na produção de electricidade pelas centrais a carvão.
A estrutura do cabaz energético está a alterar-se e a ampliar-se, de modo a acontecer a necessária transição para um mundo baixo em carbono, e assistimos a um crescimento de novas formas de energia, como as renováveis, os biocombustíveis e o hidrogénio.
Esta transição leva a uma necessidade de reestruturar os mercados energéticos, com um mix de energia diversificado que aumente os níveis de competitividade e proporcione um leque mais alargado de opções para o consumidor.
Na bp, ambicionamos ser uma empresa de energia diferente em 2030. Estamos a descarbonizar e a diversificar o nosso negócio, com o objetivo de reduzir drasticamente o carbono nas nossas operações e na nossa produção, e fazer crescer novos negócios, produtos e serviços de baixo carbono.
A ambição da bp é tornar-se numa empresa com zero emissões líquidas de carbono, até 2050 ou antes, e ajudar o mundo a atingir o mesmo objetivo. Para apoiar esta ambição, definimos 10 objetivos – cinco objetivos para nos tornarmos numa empresa com zero emissões líquidas de carbono e cinco para ajudar o mundo a atingir o mesmo objetivo. Adicionalmente, com a conclusão do quadro de sustentabilidade, introduzimos mais 10 objetivos – cinco para melhorar a vida das pessoas e cinco para cuidar do planeta. O nosso quadro de sustentabilidade, que incorpora estes 20 objetivos, sustenta a nossa estratégia de nos tornarmos numa empresa de energia integrada e traduz o nosso propósito em ação.
É na sustentabilidade que assenta a nossa estratégia para nos tornarmos numa empresa integrada de energia e é através do nosso quadro de sustentabilidade que colocamos o nosso propósito (re-imaginar a energia) em acção. Isto traduz-se em criação de valor, ao combinar as oportunidades de negócio ligadas à transição energética com as nossas ambições e objectivos de atingir a neutralidade carbónica, de melhorar a vida das pessoas e de cuidar do nosso planeta.
Cada área de negócio da bp terá um plano de sustentabilidade (direccionado, sistemático e colaborativo) focado nos objectivos em que acreditamos em que cada área poderá ter mais impacto.
Como é que tudo isto funciona na prática? Podemos explicar com alguns exemplos:
Começando pelos objectivos para atingir a neutralidade carbónica enquanto empresa, no nosso Objectivo 3 – Vendas de produtos com zero emissões líquidas de carbono – ambicionamos reduzir a zero emissões líquidas a intensidade de carbono dos produtos energéticos que vendemos, até 2050 ou antes. Em linha com os ODS 7, 12 e 13, visamos, entre outros, desenvolver combustíveis, desenvolver combustíveis mais eficientes e com baixo teor de carbono (incluindo hidrogénio verde) e aumentar as ofertas de baixo carbono para ajudar os nossos clientes a reduzir as suas emissões de carbono.
Em Portugal, o nosso programa de compensação carbónica, já compensou mais de três milhões de toneladas de carbono provenientes dos abastecimentos dos nossos clientes. Os nossos produtos como os combustíveis Ultimate com Tecnologia Active proporcionam até 55 km extra por depósito, e encontramo-nos numa fase inicial de transformação da frota de veículos ao serviço dos colaboradores da bp, para veículos híbridos.
O Objectivo 5 – mais investimento em novas energias – visa aumentar a proporção do investimento que fazemos nos nossos negócios de não-petróleo e gás, suportando os ODS 7, 9 e 12.
Aqui, inserem-se as áreas de crescimento de transição da bp, como é o caso da ambição de, até 2030, aumentar para mais de 100.000 o número de pontos de carregamento elétrico em termos globais. Em Portugal já dispomos de 20 postos de abastecimento que disponibilizam carregadores eléctricos, e que estão localizados nos principais eixos rodoviários, numa parceria com a EDP Comercial. Adicionalmente, através do acordo estabelecido com a Iberdrola, para acelerar a infra-estrutura de carregamento de veículos eléctricos em Portugal e Espanha, ambicionamos a instalação e operação inicial de 5000 pontos de carregamento rápido até 2025 e até um total de 11 000 pontos até 2030, nos dois países, com particular destaque para uma extensa cobertura do mercado nacional com uma rede de carregadores rápidos e ultra-rapidos nas zonas de maior conveniência para os nossos clientes.
Também a joint-venture Lightsource bp, na qual a bp detém 50% da participação, tem facilitado o crescimento da energia solar em Portugal, tendo já anunciado projectos solares de grande escala em Portugal que visam acrescentar mais de 1,35GW de energia renovável com baixo teor de carbono à matriz energética nacional, num investimento que irá decorrer ao longo dos próximos seis anos.
Estes dois objectivos – 3 e 5 – estão intrinsecamente ligados, com os nossos investimentos de baixo carbono a impulsionarem a descarbonização dos nossos produtos energéticos.
Passando aos objectivos para melhorar a vida das pessoas, o Objectivo 13 – Meios de Subsistência Sustentáveis – procura ajudar mais de um milhão de pessoas a construir meios de subsistência mais sustentáveis e resilientes, numa contribuição para os ODS 4, 8, 9 e 10. Em Portugal, queremos apoiar comunidades onde trabalhamos, focando o nosso investimento social em iniciativas com impactos práticos, como é o do programa de formação e empregabilidade PLAY, que realizamos com a Associação CAIS, uma iniciativa que visa melhorar as condições de vida de pessoas que vivem em contexto social e económico desfavorecido, contribuindo para a sua integração no mercado de trabalho.
No Objectivo 15 – Promover o Bem-estar – queremos melhorar a saúde e o bem-estar dos nossos funcionários, contratados e comunidades locais (ODS 14 e 15). De forma interna, temos mantido o nosso foco em serviços de apoio ao bem-estar e à saúde mental, incluindo programas de formação interna e um programa de Assistência ao Colaborado, e à sua família direta. Já na comunidade, é através do Center for Responsible Business and Leadership (Católica-Lisbon), que apoiamos o trabalho de investigação sobre o tema da saúde mental em Portugal. Participámos também no Mental Health in the Workplace Summit, contribuindo para aumentar a conscientização sobre o assunto.
Para cuidar do nosso planeta temos o Objectivo 16 – Promover a biodiversidade – que ambiciona causar um impacto positivo através das nossas acções para restaurar, manter e melhorar a biodiversidade nas geografias onde operamos (ODS 14 e 15). Neste âmbito temos em curso um projeto com a Lipor destinado a apoiar o restabelecimento da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. Inclui a replantação de arvoredo e reabilitação do Rio Leça, prevendo reflorestar uma área localizada nas margens deste Rio, com a premissa de preservar os espaços verdes e proteger as florestas.
Por fim, temos o Objectivo 19 – Potenciar a economia circular – o qual assenta, como o nome indica, no desbloquear de novas fontes de valor através da economia circular.
Faremos isso procurando utilizar os recursos de forma responsável e procurando melhorar a eficiência das nossas operações.
Por exemplo, na nossa Rede de Retalho, estamos a construir novas lojas Pingo Doce & Go com equipamento de frio com CO2, um fluído frigorígeno natural para a produção de frio que tem como vantagem menores emissões de gases com efeito de estufa por ter um potencial de aquecimento global em média 3800 inferior ao do R404A, gás mais utilizado na refrigeração.
A par disto, são já mais de 200 os postos de abastecimento bp a funcionar com energia verde, através da compra de certificados de garantia de origem, que garantem que a eletricidade consumida provém de fontes renováveis.
Temos uma visão não-negociável quanto ao desperdício alimentar e estabelecemos parcerias com a Too Good to Go e a Refood com vista a reduzir o desperdício resultante dos produtos vendidos nos nossos postos de abastecimento. Desde 2020, a parceria com a TGTG está presente em cerca de 70 lojas e já ajudou a “salvar” mais de 7000 Magic Boxes. No caso da Refood, os voluntários recolherem os excedentes alimentares nas lojas Pingo Doce & Go e doam a pessoas com necessidades na sua comunidade. Existem ainda algumas lojas que doam este excedente a entidades de solidariedade social, de reintegração ou lares locais.
Na área da Manutenção as folhas de obra e as checklist de segurança são realizadas numa plataforma online/digital, que permite uma redução no uso de papel. Reduzimos igualmente as deslocações reactivas e não planeadas de viaturas aos nossos postos de abastecimento com a implementação de programas de manutenção preventiva.
Nos biocombustíveis, somos a primeira companhia a iniciar a incorporação de etanol na gasolina s/95 no mercado nacional desde 2016, além de incorporarmos também biocombustíveis avançados. Esta é uma forma de prepararmos o futuro para ajudar a promover uma maior incorporação de biocombustíveis avançados no mercado nacional.
Nos Lubrificantes, diminuímos a pegada das embalagens de lubrificantes Castrol, reduzindo o seu tamanho (+2.000 toneladas de plástico virgem economizadas em 2021, quando comparado com 2019) e lançámos um programa de oil life extension para a área da Energia Eólica.
Este é, e será, um trabalho contínuo que irá ocupar muita da atenção da bp em Portugal e no mundo nos próximos anos.
Queremos ser uma empresa de energia com propósito, que além de ter a confiança da sociedade e ser valorizada pelos shareholders, motive quem connosco trabalha e quem actua no sector energético. Acreditamos ter a experiência, as competências e a vontade para incentivar o mundo a seguir o nosso exemplo.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Redução da pegada ambiental”, publicado na edição de Novembro (n.º 200) da Executive Digest.