Um projeto tecnológico e uma nova forma de ensino

Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, está em curso um grande projeto de Digitalização em mais de 600 municípios do Brasil. O objetivo passa por dotar as escolas com conectividade através da implementação de rede WiFi em mais de 2.000 instituições escolares.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, está em curso um grande projeto de Digitalização em mais de 600 municípios do Brasil. O objetivo passa por dotar as escolas com conectividade através da implementação de rede WiFi em mais de 2.000 instituições escolares.

Com base na experiência e conhecimento para a implementação de infraestruturas de Tecnologias de Informação, a WEDOIT olha para o projeto aplicado no ensino do Estado de Minas Gerais, no Brasil, como um exemplo para as escolas em Portugal. O programa vai beneficiar aproximadamente 1.570.000 alunos, conforme os dados do Censo Escolar de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta iniciativa prevê a instalação de pontos de acesso interno e externo, switch (conector de rede), rack, nobreaks (UPS’s) e cabos de conexão. Adicionalmente, será ainda dada formação a 50 funcionários do Ministério da Educação, que vão conseguir expandir o conhecimento para os responsáveis de Tecnologias de Informação das 2.127 escolas.

O projeto está planeado para ser implementado, originalmente, em 270 dias e prevê que as escolas estejam conectadas ao mundo exterior, com alguns benefícios. Em primeiro lugar, destaque para a eficiência na comunicação, dado que os estudantes vão passar a comunicar entre si com maior facilidade. Depois, importa salientar o aumento da atratividade das aulas para os estudantes com a redução do número de aulas. Outro aspeto apelativo passa pela utilização de filmes, vídeos educativos, e-books ou realidade aumentada e virtual para explicar os conteúdos mais difíceis de ilustrar.

Olhar para fora e aplicar cá dentro

A WEDOIT argumenta que este tipo de projetos pode ser implementado em Portugal, uma vez que a modernização das infraestruturas de TI é essencial para a continuidade das operações num mundo cada vez mais dependente de tecnologia. «A implementação de um projeto semelhante em escolas portuguesas iria trazer benefícios, como a entrega ágil de soluções educacionais e uma melhor infraestrutura tecnológica», informa a empresa.

Já sobre a missão da WEDOIT, trata-se de uma empresa que se propõe a identificar a melhor solução de infraestruturas das Tecnologias de Informação para atender às necessidades dos fabricantes, distribuidores ou revendedores, através de técnicos certificados. Além disso, também adotou um modelo onde o cliente paga somente pelas horas trabalhadas, o que evita custos excessivos com os projetos sobredimensionados e contribui para a melhoria das margens daqueles que já foram implementados.

Em suma, a WEDOIT ajuda os seus clientes a expandir os seus negócios e a melhorar as margens dos seus projetos. Esta medida tem implicações diretas no negócio, como, por exemplo, o aumento da rentabilidade, do portefólio, do foco em vendas, da mão de obra especializada e da área geográfica, ao mesmo tempo em que permite a redução de custos de mão-de-obra, da carga administrativa e e de dívidas.

Ler Mais





Comentários
Loading...