12 de julho foi o dia mais quente de 2022. Mas IPMA avisa que hoje e amanhã podem ser batidos novos recordes

Esta quarta-feira, dia 13, “foi o 5º mais quente, tendo sido ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para este mês” em 35 estações meteorológicas, aponta o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). Todas essas estações verificaram temperaturas máximas acima dos 40 graus, com Lousã e Santarém a chegarem aos 46 graus.

O mais recente boletim meteorológico do IPMA revela que, para hoje e amanhã, se devem continuar a esperar noites tropicais, com temperaturas mínimas de 20 ou mais graus.

Esse fenómeno deverá cobrir 80% do país durante a noite de hoje e 55% na noite desta sexta-feira, com o IPMA a alertar para “a sensação de desconforto térmico acentuada e prolongada”.

As previsões apontam para “a ocorrência de noites tropicais e dias quentes, muito quentes e excessivamente quentes até dia 17”, o que já levou o Governo a estender até domingo o estado de contingência, em vigor desde segunda-feira e que deveria terminar às 23h59 desta sexta-feira.

Nos dias 14 e 15 entre 35% e 45% do território deverá sentir temperaturas máximas iguais ou superiores a 40 graus, e “poderão ainda ser ultrapassados os maiores valores da temperatura máxima do ar, anteriormente registados em julho”, aponta o instituto.

Os dados mostram que 33 das estações meteorológicas da rede do IPMA registam ondas de calor com durações superiores a 6 dias consecutivos, sendo que Santarém regista uma onda de calor há 12 dias, entre 2 e 13 de julho. Ainda, Montalegre e Pinhão registam uma onda de calor há 10 dias seguidos, desde 4 a 13 de julho.

O IPMA informa que “nos primeiros 12 dias de julho, o valor médio da temperatura máxima do ar em Portugal Continental, 32.9 °C, e o valor médio da temperatura mínima do ar, 16.6 °C, foram superiores aos valores normais”, sendo que os dias 12, 9 e 8 deste mês foram “excecionalmente quentes” em todo o território continental.

Já o dia “12 de julho com uma temperatura média de 29.4 °C foi, até à data, o dia mais quente de 2022 (valor médio da temperatura máxima do ar de 38.7 °C e da temperatura mínima de 20.2 °C), seguido dos dias 9 e 8”.

Ler Mais