Stayaway Covid: quase meio milhão já descarregou a aplicação
“Já foi feito quase meio milhão de descarregamentos da aplicação Stayaway Covid”, informou a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, na conferência de imprensa das autoridades de saúde sobre a evolução da pandemia em Portugal desta sexta-feira. A aplicação voluntária de rastreio de contactos tem como objectivo travar a propagação da covid-19.
A responsável referiu também que vai ser feita a maior disponibilização de sempre da vacina da gripe: “vão ser distribuídas 2 milhões de vacinas”. O Ministério da Saúde já conseguiu garantir a “antecipação do fornecimento das primeiras mais de 100 mil doses de vacinas” às unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde.
Quando questionada se Portugal vai fazer testes rápidos à saliva, recentemente criados em Israel, com resultado em 20 minutos, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde referiu que o laboratório nacional de referência no quadro da pandemia está a acompanhar este teste e, se for eficaz, “naturalmente será uma das opções”, “desde que sejam cumpridos os parâmetros exigidos”.
A propósito da norma que prevê o isolamento de 14 dias para crianças e jovens institucionalizadas, a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que ia ser actualizada “muito brevemente”. “Uma vez que no início das aulas a comunidade para onde estas crianças vão é uma comunidade aberta ao exterior, as crianças vão ficar isentas de fazer qualquer tipo de quarentena, uma vez que vão entrar e sair da instituição como qualquer outra pessoa”, acrescentou.