Promessas em tempo de campanha. Trump garante que a América “prevalecerá sobre o vírus da China”
No mais recente comício eleitoral, no estado do Michigan, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, convicto, que a América “prevalecerá sobre o vírus da China” e, citando Franklin Roosevelt, acrescentou que a única coisa que os americanos têm a temer é o próprio medo.
Donald Trump fez várias declarações visando galvanizar a sua plateia de apoiantes. Assim, afirmou que não quer uma vacina contra a Covid-19 por razões políticas, que não foi negado um ventilador a nenhuma pessoa que precisasse do equipamento e ainda que os Estados Unidos “alcançaram uma das mais baixas taxas de mortalidade em qualquer país do mundo”.
Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, que tem acompanhado a situação epidemiológica a nível mundial desde o início da pandemia, os EUA têm uma taxa de casos fatais de 3%, o que o coloca o país em 51.º lugar. Além disso, os Estados Unidos ocupam a 12.ª posição no mundo no que toca a mortes por 100.000 habitantes, com pouco menos de 58,34, de acordo com a Johns Hopkins.
No comício eleitoral, Donald Trump atacou Bob Woodward, autor do novo livro Rage, que alega que Trump disse uma coisa em privado sobre os perigos do novo coronavírus e outra publicamente. Trump chama-o “maluco” e recorda o “manter a calma e continuar” (“keep calm and carry on”) do governo britânico na Segunda Guerra Mundial, explicando que foi isso que fez.