Milhões de casos de Covid-19 não foram detetados na Índia, estima comunidade científica
No início deste ano, milhões de casos de covid-19 podem ter passado despercebidos na Índia, estima uma investigação elaborada pela comunidade científica do país, na qual é indicado que, para cada caso confirmado em Maio, 82 a 130 infecções não foram registadas.
O artigo, publicado no Indian Journal of Medical Research, estima que o país tinha já quase 6,5 milhões de casos em Maio. De acordo com o Ministério da Saúde indiano, o total de casos ultrapassava os 180.000 no final desse mês.
As infecções estão a crescer mais rapidamente na Índia do que em qualquer outra parte do mundo. O Ministério da Saúde relatou outro “salto” diário esta sexta-feira: um recorde de 96.551 novos casos foran detectados nas últimas 24 horas, elevando o número total de infecções para 4,5 milhões.
O documento de investigação, escrito por cientistas governamentais e outros especialistas e publicado esta quinta-feira, indica que um grande número de casos poderia ter passado despercebido no início do ano porque os testes se limitavam a doentes sintomáticos e os Estados tinham taxas de testes variáveis.
Durante o período em análise, a Índia estava a realizar cerca de 100.000 testes por dia. O país aumentou o número de testes diários até aos actuais mais de 1,1 milhões.
Para determinar a escala de infecções, os investigadores analisaram o número de casos confirmados de covid-19 a 3 e 11 de Maio, e compararam-no com o número de indivíduos que apresentavam anticorpos durante um inquérito nacional realizado em Maio e princípios de Junho.
As duas datas foram escolhidas para que os indivíduos infectados exibissem anticorpos de coronavírus, que começam a aparecer no final da primeira semana, após o início dos sintomas, de acordo com o Indian Journal of Medical Research. O rácio global de pessoas infectadas com o vírus contra o número de casos confirmados foi então extrapolado para 82 a 130.
A taxa de mortalidade na Índia tem-se mantido, até agora, relativamente baixa. O Ministério da Saúde comunicou 1.209 novas mortes por covid-19 esta sexta-feira, elevando o número total para 76.271.
As conclusões do estudo estão em consonância com outras investigações semelhantes realizadas por Nova Deli, Mumbai e Pune, que constataram que uma percentagem muito mais elevada de pessoas foi provavelmente infectada, em comparação com o número de casos confirmados.
A Índia é o segundo país do mundo com mais casos de Covid-19, depois dos Estados Unidos.