Governo britânico vai pagar salários a trabalhadores que cumpram apenas um terço do horário normal
O ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou um novo “Sistema de Apoio ao Emprego” que vai apoiar diretamente os salários dos trabalhadores em “empregos viáveis”. O Governo britânico vai pagar dois terços do salário dos trabalhadores para as empresas que tenham de reduzir os horários de trabalho, devido à crise da Covid-19.
Rishi Sunak, chanceler do Tesouro, avançou que será dada a opção às empresas de manter os seus funcionários a laborar em horários mais curtos – pelo menos um terço do seu horário normal.
O Governo vai então subsidiar parte dos dois terços restantes do salário normal. “A empresa pagará aos seus trabalhadores pelo tempo que estiverem a trabalhar”, disse Rishi Sunak. “E o Governo e o empregador vão subsidiar conjuntamente o tempo em que o trabalhador não estiver a trabalhar”.
As condições serão estabelecidas em orientações a publicar em breve. Depois, nas próximas semanas, os pormenores adicionais vão ser ultimados com as empresas e os sindicatos, de acordo com o Daily Mirror.
O sistema, a ser lançado a 1 de Novembro, contempla um apoio semelhante aos trabalhadores independentes. “Estamos a alargar a atual concessão aos trabalhadores independentes em termos e condições semelhantes aos do novo Regime de Apoio ao Emprego”, assegurou Sunak.
O ministro das Finanças britânico anunciou ainda uma extensão da redução de 15% do IVA para os setores da hotelaria e turismo, e ajuda às empresas no reembolso de empréstimos apoiados pelo Governo.