Absorver hidrogénio como uma esponja absorve a água? Esta pode ser a forma mais barata e eficiente de armazenar e transportar combustível

O hidrogénio tem sido apontado como uma das opções mais promissoras de energia livre de carbono, no entanto, o seu transporte e armazenamento são um quebra-cabeças para as empresas e envolvem investimentos muito avultados.

Executive Digest
Novembro 7, 2023
8:00

O hidrogénio tem sido apontado como uma das opções mais promissoras de energia livre de carbono, no entanto, o seu transporte e armazenamento são um quebra-cabeças para as empresas e envolvem investimentos muito avultados.

No entanto, uma startup da Califórnia, co-fundada em 2022 por dois químicos, incluindo um prémio Nobel, está a conceber um novo tipo de tanque feito com nanomateriais que pretende ser mais barato e mais seguro, bem como pode armazenar mais hidrogénio do que qualquer outro atualmente em uso.

A startup chama-se H2MOF e espera vender os seus tanques de hidrogénio já depois de 2024 para fabricantes de veículos pesados, conta a ‘Forbes’.

E como funciona esta tecnologia? Em vez de bombear hidrogénio altamente comprimido ou liquefeito para um tanque convencional, a H2MOF está a conceber um que mantenha o combustível num estado sólido, absorvendo-o em nanomateriais especialmente concebidos.

O H2MOF está a testar e espera ser a primeira a comercializar estruturas metal-orgânicas, ou MOF. Ou seja, estas são projetadas para atrair e reter átomos de hidrogénio como uma esponja absorve a água.

Esta abordagem baseia-se na investigação dos seus co-fundadores, Omar Yahgi, professor de química na Universidade da Califórnia, e Sir Fraser Stoddart, vencedor do Prémio Nobel da Química em 2016.

“Os professores Stoaddart e Yaghi acreditam que é necessário aprofundar o problema e projetar novos materiais com precisão atômica para encontrar a solução certa, porque as técnicas tradicionais não vão funcionar”, disse o CEO e cofundador Samer Taha à ‘Forbes’.

Atualmente o hidrogénio é bombeado através de oleodutos, mas “não seremos capazes de construir oleodutos para sempre, em todos os locais e distâncias”, sendo que liquidificá-lo é uma maneira mais fácil de transportar o combustível, mas consome ainda mais energia do que armazená-lo sob alta pressão.

A H2MOF acredita que seus tanques de hidrogênio em estado sólido serão capazes de reter muito mais combustível elementar a uma fração da pressão dos atuais tanques de fibra de carbono.H2MOF

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.