Centeno à porta do Banco de Portugal. Mas hoje ainda passa pelo Parlamento

Depois desta audição parlamentar, será elaborado um relatório e só depois é que o Conselho de Ministros poderá designar Centeno para o cargo de governador.

Executive Digest

Esta quarta-feira, dia 8 de julho,o ex-ministro das Finanças, Mário Centeno vai estar na Comissão de Orçamento e Finanças, no Parlamento, onde será ouvido pelos deputados no âmbito da proposta de designação para o cargo de governador do Banco de Portugal.

“A comissão de orçamento e finanças recebe, em audição, [a 8 de julho, pelas 9h00] Mário Centeno, antigo ministro das Finanças, no âmbito da proposta de designação para o cargo do governador do Banco de Portugal”, informa a agenda do Parlamento.

A audição está prevista na lei e decorre depois da indigitação de Centeno feita pelo Governo. Decorrerá num formato misto entre presencial e online, e durante a sua duração o ex-ministro responderá às questões dos deputados dos vários partidos com assento nesta comissão.

Apesar de toda a polémica em torno desta nomeação, com Centeno a deixar a pasta das Finanças mais cedo e mesmo a tempo de substituir Carlos Costa, e mesmo levantando reservas sobre a garantia de independência do supervisor financeiro, conta desde o primeiro minuto com com o apoio de ‘peso’ de António Costa e nada deverá impedir a entrada do ex-ministro das Finanças no banco central.

Nem mesmo o projeto de lei do PAN que exige um período de nojo de cinco anos entre a saída do Executivo e passagem para o Banco de Portugal.

Continue a ler após a publicidade

Recorde-se que o PAN conseguiu fazer aprovar, na generalidade, um projeto de lei para impor um “período de nojo de cinco anos” na nomeação do governador do Banco de Portugal para quem tenha desempenhado funções no Governo, na banca ou em consultoras que tenham trabalhado com aquele regulador”.

Depois desta audição parlamentar, será elaborado um relatório e só depois é que o Conselho de Ministros poderá designar Centeno para o cargo de governador.

O grupo parlamentar do PS vai elaborar o relatório e o parecer será redigido pelo deputado socialista João Paulo Correia, nomeado relator.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.