Viterra: cuidar dos portugueses desde 1967

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Para a Perrigo, e no âmbito da Saúde, a reputação reveste-se de especial importância. No grupo, a criação e manutenção da reputação começam no momento em que se assegura a qualidade do produto e que este cumpre as suas promessas, assim como quando se garante uma boa experiência de compra – na farmácia, parafarmácia, espaço de saúde ou online. Patrícia Pinto da Costa, directora de Marketing da Perrigo acredita que estes são valores fundamentais que têm feito a diferença do grupo e lhe têm ditado o reconhecimento dos portugueses.

A Viterra foi considerada uma das marcas mais reputadas na categoria Multivitamínicos para os portugueses. Como é que analisa este resultado?

É com muito agrado que vemos o reconhecimento da marca Viterra pelos portugueses. É um reconhecimento que vinca a conclusão de um ano muito importante para a marca – onde revitalizámos o seu posicionamento e o materializámos numa ideia criativa e campanha (Viva.Agora.) totalmente nova.

Como é que a Viterra consegue manter esta relação duradoura e de confiança com os portugueses ao longo de tantos anos?

A marca está ao lado dos portugueses desde 1967. A preocupação com a satisfação do consumidor inicia-se na verdade do produto – a marca tem vindo a melhorar as suas formulações, apresentar produtos cada vez mais completos, bem como a estender-se para um número cada vez maior de categorias adjacentes. De facto, durante 2019, a marca estendeu-se para as categorias de magnésio e stress – tendo uma oferta cada vez mais completa e diferenciada para o consumidor.

A reputação também se constrói num contacto muito próximo com o cliente? Como é que a Perrigo trabalha essa ligação? Não só em relação à Viterra, mas também a todos os outros produtos?

A relação com o cliente – o farmacêutico – é crítica no caso de produtos para o bem-estar como são os multivitamínicos. São eles que têm o contacto directo com o consumidor e podem informá-lo sobre o melhor produto para as suas necessidades. Para isso, temos uma plataforma online – a Academia Perrigo – que disponibiliza formações para melhor auxiliar no conhecimento da categoria, seus produtos e formulações. Além disso temos uma equipa a fazer formações presenciais (e mais recentemente em webinars) para facilitar a interacção com a marca.

Mas o que deve ser feito para a manter, no caso da Perrigo?

A construção da reputação da marca é feita do conjunto de percepções de consumidor – mas também dos clientes, stakeholders e do mercado como um todo. Para a Perrigo, e no âmbito da saúde, a reputação reveste-se de especial importância. A criação e manutenção da reputação começam nos dois pontos mencionados anteriormente – primeiro, assegurar-se da qualidade do produto e que este cumpre as suas promessas e por outro lado assegurar uma boa experiência de compra – seja ela na farmácia, parafarmácia, espaço de saúde ou seja ela online dando toda a informação necessária para que o consumidor possa fazer a sua escolha. Mas, hoje, a verdade do produto e a experiência de compra não são suficientes. É importante ter medias sociais e outros canais com abertura para o diálogo directo com o consumidor, ouvindo-o (especialmente através de social listening) e dando conteúdo e feedback relevante. Igualmente, os meios também são muito importantes para a manutenção da reputação – como seja a escolha curada das parcerias com influenciadores digitais assegurando-nos que estes vivam os valores da marca e representem o estilo de vida que a marca representa.

É um facto que os canais digitais têm hoje influência junto da percepção que os consumidores têm de uma marca. De que forma é que a Perrigo trabalha esta área?

Absolutamente, a internet tornou a tarefa de gerir a reputação das marcas muito mais complexa. A Perrigo tem uma imagem a proteger e consumidores e clientes esperam uma ligação imediata com a empresa e suas marcas online – pelo que ser visível, relevante e rápido marca a diferença na manutenção da nossa identidade e reputação. Hoje, a nossa empresa já tem uma presença digital alargada oferecendo diversos canais de comunicação, sendo as medias sociais as plataformas com maior alcance. Seja qual for o canal, os princípios usados são sempre os mesmos de qualquer comunicação – estar alinhados com o propósito e valores da marca e ser autêntico – bem como melhorado por todas as valências da bilateralidade do meio, como seja começar conversas com o consumidor, responder a comentários ou dúvidas injectando mais da personalidade e tom da marca para ser consistente com a “core creative idea” e as principais mensagens da marca. Para isso, nos últimos 12 meses temos vindo a fortalecer a nossa equipa digital tanto internamente como externamente para continuar a criar marcas com presença digital mais fortes.

Como é cultivada a reputação dentro da Perrigo?

Acreditamos que cada um dos colaboradores da Perrigo contribui para a manutenção da reputação consolidada da companhia e que este é um dos nossos activos mais importantes. Para isso, cada colaborador vive os valores da companhia de respeito, integridade e responsabilidade e segue o nosso código de conduta alinhado com esses mesmos valores.

A relação com os colaboradores, parceiros e com a comunidade em que está inserida são outros pilares para este reconhecimento por parte dos portugueses?

Ao longo deste ano tivemos várias razões para celebrar a confiança depositada na Perrigo. Os nossos clientes e parceiros elegeram-nos como Laboratório do Ano nos Prémios Almofariz, os nossos colaboradores mostraram a sua apreciação pela empresa tendo esta sido eleita como Top “Great Place to Work” e fechamos agora o reconhecimento dos consumidores com a presença de top reputação de Viterra. Talvez mais gratificante que todos estes reconhecimentos tenham sido os contactos de agradecimento da comunidade de profissionais de saúde. Numa altura de pico de COVID-19, em que toda a classe estava debaixo de uma enorme pressão e exigência, recebemos vários simpáticos agradecimentos de profissionais de saúde – desde hospitais, a médicos, a enfermeiros e farmacêuticos – relativos ao contributo Perrigo da distribuição nacional de kits de bem-estar (de higienização e cuidado da pele e suplementos multivitamínicos) – o que foi pessoalmente muito gratificante pois nos mostra como os nossos pequenos gestos podem fazer uma grande diferença.

Qual diria que é o posicionamento da Perrigo em Portugal?

A visão da Perrigo é proporcionar uma melhor qualidade de vida, com produtos de “selfcare” (ou “auto-cuidado”) de qualidade, acessíveis, em que os consumidores confiam independentemente do local onde são vendidos.

Além da Viterra, é vasto o portefólio de produtos da Perrigo no mercado português!

A Perrigo tem um portefólio extenso de marcas de saúde e bem- -estar dedicados ao “selfcare”, com categorias que vão desde os medicamentos como Antigrippine ou NiQuitin, aos suplementos alimentares como Vitacê, aos cuidados da pele como Caladryl, ou à higiene íntima como Lactacyd.

Quais as prioridades da Perrigo para Portugal?

De acordo com a nossa agenda Selfcare, a Perrigo procura continuar a inovar e construir portefólio que permita ao consumidor seguir um estilo de vida saudável e fazer ele próprio as suas escolhas para conduzir o seu bem-estar físico ou emocional através de produtos que lhe permitam prevenir ou tratar as condições que podem ser monitorizadas sem a intervenção directa de um profissional de saúde ou com propriedades terapêuticas.

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