Melom: proximidade com o cliente
EXECUTIVE DIGEST CONTENTSO desempenho da Melom tem vindo a ser reconhecido anualmente no Marktest Reputation Index, pelo que esta distinção muito orgulha os responsáveis da marca. «É a tradução inequívoca do trabalho e profissionalismo diário dos nossos franchisados, que colocam o seu know-how e experiência ao serviço dos clientes que nos procuram e que depositam em nós confiança num serviço de superior qualidade. São eles quem hoje nos permite posicionar como líderes de mercado e acreditar que não existem limites para o sucesso», diz João Carvalho, director-geral da Melom. De salientar que este já é o quinto ano consecutivo em que são distinguidos como a marca mais conceituada no sector.
O foco é o mesmo desde a fundação da empresa: o cliente. E sendo o foco o cliente, significa que priorizam todas as ferramentas, melhorias e necessidades para que o cliente saia sempre satisfeito com as suas obras. «Procuramos diariamente e arduamente as melhores soluções e os melhores profissionais para todos os dias concretizar os sonhos de quem nos procura. Os nossos franchisados recebem formação e assumem um compromisso de marca que depois escrutinado pelo departamento de qualidade», acrescenta o director-geral.
A maior preocupação da Melom é o cliente e a sua casa. Desta forma, pautam o comportamento por um rigoroso código de conduta para que o cliente tenha uma experiência agradável com a sua obra, seja ela uma remodelação geral, uma construcção de raiz ou uma pequena reparação. Diferenciam-se do mercado ao pautarem-se por critérios como o rigor, a pontualidade e a transparência.
«Uma das nossas premissas é precisamente a proximidade com o cliente desde o momento que nos pede um orçamento, até ao momento em que entregamos a sua obra concluída. Esta ligação é feita através do contacto efectivo (telefónico e presencial) em todo o processo, descomplicando a linguagem técnica numa linguagem acessível, assim como solucionando problemas que possam existir ou surgir durante o processo de obra. Além disso, ainda recentemente devido à pandemia da COVID-19, criámos um serviço de videochamada e WhatsApp para que o cliente, em tempos excepcionais, possa continuar perto de nós e usufruir dos serviços que temos ao seu dispor, privilegiando e respeitando o distanciamento social imposto pelas medidas de contingência», salienta João Carvalho.
EXPANSÃO
De acordo com o responsável, a expansão continua em processo contínuo e felizmente não abranda. «Temos variadíssimas unidades franchisadas pioneiras, ou seja, que estão connosco desde o primeiro dia da Melom», mas o plano de expansão passa pela consolidação do estatuto marca, e isso só se consegue, alavancando «sangue novo», e por isso estão sempre de portas abertas a empresas que actuem, ou queiram actuar, «dentro dos nossos valores». Apesar do contexto actual, em que muitas empresas começam a passar por momentos mais difíceis, tem existido uma grande procura por empresas do sector que tencionam aderir ao projecto de rede. Além disso, a Melom encontra-se actualmente em expansão para outros países da Europa, sendo que já se encontra consolidada em Madrid.
Ao contrário de outros players do mercado, a Melom tem visão e cultura de uma empresa de serviços por oposição a uma empresa de produção. A Melom presta serviços completos e integrados em reparação, remodelação, construção e manutenção geral de imóveis. Desde uma simples reparação, passando pelo projecto, remodelação, construção de moradias de raiz e ainda a decoração. Ou seja, tem a solução de A a Z para o cliente que precisa de realizar obras na sua habitação, loja ou escritório.
A remodelação geral da casa continua a ser a principal obra realizada, sendo que se aproxima muito das duas categorias seguintes, remodelação de cozinhas e casas de banho. As cozinhas e casas de banho são as áreas técnicas de uma casa e por isso aquelas que sofrem mais desgaste ao longo do tempo. São também as zonas da casa que mais rapidamente tendem a estar fora de moda relativamente às novas tendências de design. Por tudo isto e porque são efectivamente duas áreas importantes da casa pela sua especificidade de utilização, as obras de cozinhas e de casas de banho tornaram-se uma prioridade para muitos dos portugueses, ainda mais em época de confinamento social.
A rede Melom ref lecte o dinamismo e potencial que existe no mercado de reabilitação e remodelação de imóveis em Portugal? «Claro que sim. Relembro que temos uma rede com cerca de 200 unidades em território nacional, e que todas elas foram criteriosamente seleccionadas para se juntarem à Melom. Temos connosco as melhores empresas do sector e isso revela-se obviamente no nosso sucesso, enquanto marca mais reputada do sector ao longo dos últimos cinco anos», diz o director-geral da Melom.
Desde o início da pandemia, a empresa preocupou-se em auscultar as necessidades dos clientes e isso permitiu-lhe adaptar os serviços ao contexto de isolamento social e dar uma resposta de qualidade a pedidos de intervenção nas habitações. A intenção comprovada dos portugueses em fazer obras após o confinamento social vem reafirmar de forma muito positiva o interesse registado na rede Melom, com um considerável número de pedidos nos últimos meses e já em período de isolamento social.
«Acreditamos num futuro optimista para o sector das obras, sendo que o período de confinamento suscitou de forma clara a necessidade de adaptação das habitações a uma nova realidade», sublinha João Carvalho. Devido à COVID-19 e ao Estado de Emergência, os portugueses viram-se obrigados a ficarem por um longo período de tempo confinados nas suas casas juntamente com as suas famílias. Como é óbvio, isso traduziu-se num desgaste acentuado das casas, mas não só, pois despertou também um olhar mais profundo nas imperfeições que estas casas têm, tanto em termos de estética como funcionalidade. «Outrora problemas como a pintura da casa, fissuras nas paredes, caixilharia antiga, entre outros, que tinham sido adiados ou mesmo ignorados, foram agora realçados com esta vivência tão exaustiva das casas. Temos por isso a certeza (assim como o estudo da Boutique Research revelou) de que os portugueses vão aproveitar este período pós-confinamento precisamente para melhorarem e aprimorarem as suas casas com pequenas e grandes obras», conclui João Carvalho.