Coronavírus já circulava em Itália em Dezembro, sugere estudo

O novo coronavírus já circulava em Itália em Dezembro, avança a Agence France-Presse (AFP), com base numa análise às águas residuais do país.

Os investigadores, do Instituto Superior de Saúde de Itália, examinaram as águas residuais das áreas metropolitanas de cidades como Turim, Milão e Bolonha, e descobriram vestígios do novo coronavírus em 14 de 40 amostras recolhidas, revela o jornal espanhol “El Mundo”. A análise foi realizada entre Outubro de 2019 e Fevereiro de 2020.

De acordo com a publicação espanhola, a descoberta foi já confirmada por dois laboratórios que recorreram a métodos diferentes e chegaram à mesma conclusão: o coronavírus circulava nas águas residuais de Milão e Turim a 18 de Dezembro e em Bolonha a 29 de Janeiro.

Nas mesmas cidades, foram também encontradas amostras positivas nos meses de Janeiro e Fevereiro, enquanto as amostras de Outubro e Novembro de 2019 deram negativo.

Na Europa, Itália tem sido um dos países mais fustigados pelo novo coronavírus. Desde a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 no país, a 21 de Fevereiro, já contabiliza 34.514 óbitos. Ontem, Itália registou mais 66 mortes associadas ao novo coronavírus e 333 novas infecções, os números diários mais altos da semana.

Neste momento, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 450 mil mortos e infectou mais de 8,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, revela um balanço da AFP, a partir de dados oficiais.

A doença, recorde-se, é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

*Notícia actualizada com mais informação às 10:19

Ler Mais





Comentários
Loading...