Tem o que é preciso para ser CEO? Há 10 características-chave que deve dominar
Sonha um dia tomar as rédeas de uma empresa? Para se ser CEO não basta saber chefiar uma equipa e delegar tarefas. A arte de liderar exige muito mais.
Com isso em mente, a revista de negócios americana “Inc.” compilou 10 qualidades comuns aos profissionais que têm tudo o que é preciso para ocupar a cadeira de um CEO. Veja abaixo:
1- Aprendem com o passado. Um CEO deve ter a capacidade de aprender com as experiências passadas e de incutir lições para o futuro. Os erros acontecem, mas é importante que um CEO aprenda com eles para evitar que voltem a suceder.
2- Sabem comunicar eficazmente. Esta qualidade distingue os melhores dos medíocres. Como responsável máximo pela empresa, um CEO deve saber comunicar eficazmente para inspirar e, se necessário, apontar caminhos.
3- Desenvolvem laços. Um CEO está ciente da importância de uma boa rede de contactos para se ser bem-sucedido. O networking é sempre uma mais-valia.
4- São optimistas, mas têm os pés bem assentes na terra. É importante que um CEO seja confiante. Todavia, não devem confundir isso com arrogância.
5- São compreensivos. Os CEO’s têm a consciência de que os colaboradores são pessoas com vidas para além do trabalho e que há situações que fogem ao controlo.
6- Sabem ouvir os outros. Um bom CEO deve ter a capacidade de ouvir com atenção aqueles que os rodeiam. Quando um CEO procura ouvir os outros, é mais provável que a equipa e a empresa sejam bem-sucedidas.
7. Não têm medo de falhar. Os CEO sabem que as grandes oportunidades surgem, muitas vezes, das decisões mais arriscadas.
8- Sabem ler as pessoas. Uma das maiores características que um CEO pode ter é a capacidade de ler as pessoas, adaptando os estilos de gestão às necessidades dos seus colaboradores.
9- Formam os seus colaboradores. Os CEO esforçam-se por criar um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, dando à nova geração da empresa as ferramentas de que necessitam para vingar.
10- Pensam fora da caixa. Os melhores sabem que, por vezes, é melhor seguir por caminhos inexplorados para atingirem os objectivos.