Conhece a vitamina K? Pode ajudar a combater a Covid-19, diz estudo
Um grupo de cientistas nos Países Baixos está a explorar uma possível ligação entre a falta de vitamina K e as mortes por Covid-19, avança o “The Guardian”.
De acordo com o estudo, algumas das pessoas que sucumbiram à doença ou foram internadas nos cuidados intensivos do hospital holandês Canisius Wilhelmina, em Nijmegen, revelaram deficiência de vitamina K, que pode ser encontrada em espinafres, ovos ou também em queijos azuis.
Assim, os cientistas acreditam que a mudança dos hábitos alimentares pode ser uma arma contra o novo coronavírus, pelo que procuram já financiamento para avançar com testes clínicos.
Até lá, um dos cientistas, Rob Janssen, recomendou a ingestão de vitamina K, excepto em casos em que são tomados medicamentos anticoagulantes, utilizados na prevenção e tratamento de doenças tromboembólicas.
Recorde-se que, a nível global, segundo um balanço da agência de notícias “France-Presse”, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 387 mil mortos e infectou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.