Brexit. UE faz ultimato ao Reino Unido e dá até 31 de Outubro para fechar acordo

Após nova ronda de negociações sobre a futura relação entre o Reino Unido e a União Europeia (UE), o negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, saiu esta sexta-feira da reunião sem que fossem dados passos significativos.

À saída, o Michael Barnier disse ao jornalistas que ambos os lados têm até 31 de Outubro para chegar a um acordo antes do divórcio definitivo. Isto é, três meses antes da saída oficial de terras de Sua Majestado do bloco comunitário.

Esta foi a quarta ronda de negociações relativa à futura parceria comercial após a saída do Reino Unido da UE, e foi realizada à distância.

Londres, recorde-se, já admitiu abandonar as negociações se não houver suficiente progresso. Esta semana, o banco central do Reino Unido pediu às entidades do país que se preparassem para uma possível saída sem um acordo da UE.

No final de Junho, está prevista uma reunião para avaliar o progresso e decidir sobre uma eventual extensão do período de transição, que termina em 31 de Dezembro, mas que o Reino Unido tem rejeitado.

O Reino Unido abandonou oficialmente a UE em 31 de Janeiro deste ano. Ainda assim, permanece dentro do seu espaço económico e regulatório até ao final do ano, durante o chamado período de transição.

Ler Mais





Comentários
Loading...