Mais de dois terços dos profissionais do setor imobiliário consideram que os preços de vendas das casas em Portugal irão descer nos próximos meses, de acordo com um inquérito realizado pelo site Idealista, divulgado esta segunda-feira.
Este inquérito apurou assim que 71% dos inquiridos aponta para uma descida de preços, enquanto 22% acredita que se irão manter e nenhum profissional prevê subidas de preço.
Já no que respeita ao comportamento futuro do mercado de arrendamento, a maioria dos inquiridos (66%) admite uma quebra nos preços. Apenas 26% considera que se irão manter nos mesmos níveis dos que se registavam antes da pandemia. Há, por outro lado, 2% dos inquiridos acredita que os preços possam subir nos próximos meses.
Com base numa amostra de 258 profissionais imobiliários de todas as regiões do país, o estudo aferiu ainda que apesar de as agências estarem há semanas de porta fechada e sem mostrar imóveis, 83% dos profissionais continua a trabalhar desde casa, preparando-se para o momento em que vão poder voltar à atividade no exterior.
Em quarentena, mais de metade (51%) dos profissionais afirma ter aproveitado o confinamento para fechar operações que estavam pendentes, sendo que muitos dos procedimentos contratuais já se podem realizar online.
Os profissionais inquiridos revelam que optaram também para receber formação durante este tempo de confinamento, visto que 47% dos inquiridos decidiu melhorar as suas aptidões face a um futuro mercado com maior concorrência.
Cerca de 46% dos profissionais aproveitaram ainda estas semanas de estado de emergência para atualizar a sua carteira de imóveis e 43% realizou tarefas de fidelização de clientes.
Nota ainda para 17% dos profissionais ter afirmado que usou o tempo para angariar novos imóveis para colocar no mercado assim que for possível.
Já quanto às dificuldades de capital, apenas 7% dos inquiridos reconheceu ter capacidade financeira para sobreviver mais de seis meses nas atuais circunstâncias. Por outro lado, 29% indica que não tem capacidade para aguentar nem um mês.













