Impresa convoca AG extraordinária para integrar na administração três membros da MFE

A Impresa convocou uma assembleia-geral (AG) extraordinária para 10 de março para eleger novos órgãos sociais, face ao “novo ciclo que a empresa perspetiva iniciar”, segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Executive Digest com Lusa
Fevereiro 17, 2026
11:34

A Impresa convocou uma assembleia-geral (AG) extraordinária para 10 de março para eleger novos órgãos sociais, face ao “novo ciclo que a empresa perspetiva iniciar”, segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).


Preparando a entrada dos italianos da MediaForEurope (MFE) no capital da empresa, a dona da SIC vai levar à votação dos acionistas uma proposta para alargar o Conselho de Administração dos atuais seis para nove elementos, mantendo-se nos cargos os seis nomes indicados pela Impreger, ‘holding’ da família Balsemão, e passando a integrar três membros designados pela MFE, grupo italiano controlado pela família Berlusconi.


Os novos membros propostos são Michele Giraudo, ‘chief revenue officer’ da MediaForEurope Advertising; Massimiliano Ventimiglia, fundador e presidente executivo (CEO) da Onde Alte, empresa dedicada à Inteligência Artificial e ‘big data’ para meios digitais; e Massimo Musolino, CEO para Gestão e Operações da Mediaset em Espanha.


Caso estes venham a ser eleitos, apenas assumirão funções após a efetiva entrada da MFE no capital da Impresa.


Em 26 de novembro do ano passado, a Impresa anunciou a parceria com a italiana MFE, através da qual esta irá passar a deter 32,934% da dona da SIC através da subscrição de um aumento de capital no valor de 17,325 milhões de euros, mantendo a família Balsemão (através da Impreger) o controlo do grupo com 33,738%.


Atualmente, a operação está apenas pendente da decisão da CMVM sobre a necessidade ou não de o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) por parte da MFE, sendo que, caso o supervisor determine tal terá de acontecer, o acordo fica sem efeito.


Agendada para as 10:00, a AG extraordinária de 10 de março tem ainda na ordem de trabalhos a eleição do presidente e do secretário da Mesa da Assembleia Geral para o período remanescente do mandato correspondente ao quadriénio 2023/2026, face às renúncias apresentadas pelos até agora detentores desses cargos, respetivamente Manuel Castelo Branco e José Guilherme Silva Gomes, “tendo em conta o novo ciclo que a sociedade perspetiva iniciar”.


A reunião magna servirá ainda para, “a título cautelar”, deliberar novamente sobre os pontos aprovados na AG de 29 de dezembro de 2025, no qual foi autorizado o aumento de capital que permite a entrada da MFE na Impresa.


Isto na sequência da interposição pela acionista Tilway Management, sociedade anónima de direito panamiano que, de acordo com fontes contactadas pela Lusa, tem menos de 2% da Impresa, de uma ação judicial para invalidar estas deliberações.


Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.