A EDP Comercial acaba de lançar uma nova aplicação para clientes residenciais que promete simplificar a gestão da energia em casa, ajudando as famílias a poupar e a adotar hábitos mais eficientes.
A app recorre a analítica avançada para transformar dados de consumo em informações claras, alertas úteis e recomendações personalizadas.
“Hoje, as famílias querem perceber melhor quanta energia consomem, como consomem essa energia, e o que podem fazer para gastar menos. Esta nova app nasce para responder a essa necessidade: simplificar a gestão da energia e ajudar a poupar, sem complicações”, afirma Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial.
A app permite aos mais de três milhões de clientes residenciais da EDP gerir toda a relação com a energia num único lugar: consultar e pagar faturas, comunicar leituras, alterar tarifários e dados do contrato, usufruir de benefícios da EDP ou de parceiros e gerir contratos de eletricidade, gás natural, mobilidade elétrica, energia solar ou serviços adicionais.
Clientes com painéis solares podem acompanhar, em tempo real, a produção e consumo de energia renovável, integrando também informação sobre baterias de armazenamento. Utilizadores de veículos elétricos podem gerir os carregamentos e monitorizar consumos ao longo do tempo – por hora, dia ou mês – permitindo identificar padrões e oportunidades de poupança. Para quem tem tarifários bi-horários, tri-horários ou indexados, a app indica os períodos em que a energia é mais barata.
Quando o consumo é significativamente superior ao habitual, a aplicação envia alertas proativos e permite comparar o desempenho energético da casa com outras semelhantes, promovendo a eficiência e sustentabilidade. O assistente digital Eddy fornece ainda dicas personalizadas que evoluem à medida que a app aprende os hábitos de consumo da família.
“Num mercado cada vez mais competitivo, a diferenciação faz-se pela capacidade de ajudar os clientes a consumir melhor de uma forma simples e de reduzir o esforço necessário para poupar. Por isso, investimos para que com a nova app os clientes recebam avisos proativos quando o consumo está acima do padrão normal de consumo, que saibam as melhoras horas para usar eletrodomésticos e possam ver se um tarifário compensa ou não”, realça Carlos Moreira.
A iniciativa surge num contexto em que, segundo o Observatório Nacional da Pobreza Energética, cerca de 699 mil pessoas vivem em agregados familiares onde a despesa com energia ultrapassa 10% do rendimento. A EDP destaca que a app reforça a sua estratégia digital, num momento em que mais de 60% das interações dos clientes residenciais já são resolvidas em self-service digital.














