A Avenida dos Aliados recebe esta tarde – a partir das 17 horas -, diante da Câmara Municipal do Porto, uma concentração pacífica de apoio às manifestações no Irão.
O protesto foi organizado pela comunidade iraniana e defensores dos direitos humanos, em “resposta direta à grave crise no Irão, marcada por um bloqueio total (‘blackout’) dos serviços de internet e comunicações”.
Recorde-se que esta terça-feira Portugal chamou o embaixador do Irão para condenar a repressão violenta das manifestações contra o regime naquele país e está disponível para um reforço das sanções europeias.
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o embaixador do Irão em Lisboa foi chamado “para lhe transmitir de viva voz a condenação veemente, já reiteradamente feita nos últimos dias, da repressão violenta das manifestações”, avançou o ministério numa mensagem divulgada nas redes sociais.
A reunião serviu também para Portugal apelar “a que sejam respeitados os direitos das cidadãs e dos cidadãos iranianos”, acrescentou o ministério.
Além disso, referiu o Governo, Portugal está disponível para, “no quadro de concertação europeia, reforçar as sanções ao Irão”.


















