‘Ofensiva’ da BYD está imparável: rede de vendas na Europa irá duplicar até 2026

BYD pretende reforçar significativamente a sua presença na Europa e estima alcançar 1.000 pontos de venda até final de 2025

Automonitor
Novembro 19, 2025
11:38

A BYD pretende reforçar significativamente a sua presença na Europa e estima alcançar 1.000 pontos de venda até final de 2025, avançou esta quarta-feira o ‘Motor1’. A maior fabricante de automóveis da China quer ainda duplicar a sua rede europeia até 2026, num movimento que acompanha o forte crescimento das suas vendas na região.

A revelação partiu de Maria Grazia Davino, diretora-geral regional para a Europa, que num evento recente em Frankfurt defendeu a importância de estar “próximo dos clientes europeus”. A marca opera já em 29 mercados do continente e segue uma “estratégia de localização a longo prazo”.

Além da primeira fábrica europeia, prestes a inaugurar na Hungria, a BYD analisa a instalação de uma segunda unidade na Turquia e admite mesmo avançar para uma terceira fábrica. Espanha surge entre as opções em consideração.

Vendas triplicam e sustentam expansão

O crescimento industrial acompanha os resultados comerciais. Nos primeiros nove meses de 2025, as vendas da marca na Europa mais do que triplicaram, atingindo 80.807 unidades, impulsionadas pela chegada de novos modelos híbridos plug-in e totalmente elétricos.

China reforça papel dominante nas exportações automóveis

O dinamismo da BYD insere-se numa tendência mais ampla de expansão dos fabricantes chineses no mercado global. De acordo com dados citados pelo ‘CarNewsChina.com’, com informação da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, as exportações atingiram 666 mil unidades em outubro, mais 22,9% face ao ano anterior, acumulando três meses consecutivos acima das 600 mil unidades.

Deste total, 256 mil veículos correspondem a modelos elétricos e híbridos de nova geração, praticamente duplicando face ao período homólogo. Nos primeiros dez meses do ano, estes veículos superaram os dois milhões de unidades exportadas, num crescimento de 90,4%.

O avanço dos elétricos e híbridos plug-in, aliado ao aumento da capacidade produtiva interna, está a consolidar a China como principal exportadora mundial de veículos eletrificados. No mercado doméstico, os NEV representaram mais de metade das vendas totais em outubro, refletindo o peso crescente destas motorizações.

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