Há pessoas cujas palavras despertam imediatamente atenção, sendo que no mundo da tecnologia as opiniões do pioneiro Bill Gates, dado o seu histórico e clara paixão pelo setor, são extremamente relevantes e interessantes, sendo que nos últimos anos o magnata tem-se dedicado a prever e partilhar as suas ideias sobre como a tecnologia vai transformar a humanidade no futuro.
Entre os muitos temas abordados no seu blog pessoal ‘Gates Notes’, o multimilionário, inspirado pela leitura do livro “A Geração Ansiosa”, destacou a sua preocupação com o impacto negativo dos dispositivos móveis no desenvolvimento intelectual e emocional dos jovens, indicou o site ‘El Economista’.
Para Gates, a exposição constante aos ecrãs desde uma idade cada vez mais jovem está a destruir a capacidade de concentração e pensamento crítico dos jovens, algo fundamental para o seu desenvolvimento. “A ironia é que os pais hoje em dia são superprotetores no mundo físico e, estranhamente, não intervêm no mundo digital, permitindo que as crianças vivam online praticamente sem supervisão”, refletiu Gates.
O ex-fundador e CEO da Microsoft destacou os inúmeros efeitos negativos da exposição constante aos ecrãs: “Deterioração do sono, diminuição da leitura, menos socialização presencial, redução do tempo ao ar livre…”. Face a este cenário, Bill Gates ofereceu uma solução convincente: “Os telemóveis deveriam ser proibidos até que as crianças sejam mais velhas.”
A falta de supervisão no ambiente digital está a gerar consequências preocupantes, e é por isso que Gates destacou a importância de implementar sistemas de verificação de idade mais eficazes nas redes sociais, pois isso ajudaria a reconstruir “a infraestrutura da infância”.












