Um dos maiores problemas com golpes cibernéticos, além dos danos financeiros e psicológicos causados, é que essas fraudes podem ser realizadas de qualquer lugar do mundo . Ao contrário dos roubos do passado, isso significa que podemos ser vítimas de um criminoso cibernético de um país a centenas de quilómetros de distância.
Por isso, não importa mais onde está, porque um golpe de França, Marrocos, Países Baixos ou qualquer outro lugar do mundo pode facilmente chegar até si e esvaziar a sua conta bancária. E, desta vez, há um alerta internacional sobre o aumento de um golpe originário da Grécia, do qual centenas de pessoas relataram ter sido vítimas.
E por trás de uma chamada de um prefixo +30 (Grécia) está o golpe Wangiri, que consiste numa chamada na qual, no segundo em que atende, é cortada a ligação na sua cara.
Talvez já tenha recebido uma chamada, atendido e desligado na sua cara. Naquele momento, sem pensar muito, decidiu responder. Mesmo que o outro lado da linha tenha atendido, ninguém diz nada, então, depois de alguns segundos, desliga e esquece-se do que aconteceu.
Nem sempre é esse o caso, mas se isso aconteceu, há uma boa chance de ter sido vítima de um golpe fraudulento. Isso ocorre porque o número para o qual responde à chamada costuma ser um número de tarifa premium que cobra tanto pela configuração da ligação como pelo tempo de ligação.
Como evitar esse golpe
Felizmente, o método mais eficaz para prevenir esse tipo de golpe é tão simples quanto o próprio golpe: o segredo é não retornar a chamada que recebeu. Mas, claro, isso nem sempre é fácil, e há momentos em que esperamos uma chamada importante de um número que não guardámos.
Nesses casos, é importante verificar o número de telefone de todas as maneiras possíveis. Por exemplo, deve verificar o DDD; em Portugal, é +351, então qualquer coisa diferente é suspeita. Se vir +30 e não conhecer ninguém na Grécia, bloqueie-o imediatamente.
Por fim, se tiver alguma dúvida sobre a legitimidade de uma chamada, antes de retorná-la, procure no Google ou noutro motor de busca pelo número. Se pertencer a uma empresa ou entidade legítima, verá uma correspondência. Caso contrário, nada aparecerá, ou você até verá depoimentos de outras vítimas relatando que o número é perigoso.














