Recontagem nas Autárquicas: CDU reduz para cinco votos a distância do Chega na corrida por vereador em Lisboa

A CDU reduziu a desvantagem em relação ao Chega para apenas cinco votos na eleição para a Câmara Municipal de Lisboa, depois de terem sido finalmente contabilizados 60 votos que não tinham sido contados na freguesia de São Domingos de Benfica.

Pedro Gonçalves

A CDU reduziu a desvantagem em relação ao Chega para apenas cinco votos na eleição para a Câmara Municipal de Lisboa, depois de terem sido finalmente contabilizados 60 votos que não tinham sido contados na freguesia de São Domingos de Benfica.

De acordo com os dados apurados na Assembleia de Apuramento Geral de Lisboa, citados pelo Observador, o candidato João Ferreira conquistou sete votos desses boletins, enquanto o Chega, liderado por Bruno Mascarenhas, obteve apenas um voto.



Antes desta contagem, a diferença entre os dois partidos era de 11 votos, o que deixava o Chega em vantagem na disputa pelo segundo mandato de vereador na Câmara Municipal de Lisboa. Com os novos números, a distância encolheu para apenas cinco votos, mantendo o desfecho da eleição em aberto até à validação final dos votos nulos e reclamados.

O resultado definitivo ainda depende da revisão dos votos nulos de todas as freguesias lisboetas, que poderá alterar a distribuição de mandatos no executivo municipal. O partido que conseguir mais votos entre o Chega e a CDU garantirá o direito a um segundo vereador, tornando esta recontagem particularmente decisiva.

Segundo as mesmas fontes, entre os restantes partidos, nos votos entretanto contabilizados, a coligação formada por PS, Livre, BE e PAN somou 30 votos, enquanto a coligação de PSD, CDS e Iniciativa Liberal reuniu 21 votos.

O processo de apuramento final dos resultados deverá estar concluído ainda esta sexta-feira, mas as candidaturas poderão contestar o resultado final, caso entendam que há irregularidades na contagem dos votos em Lisboa.

A disputa pela Câmara Municipal de Lisboa entre a CDU e o Chega tem sido uma das mais apertadas do país. A diferença mínima coloca em causa a vantagem do Chega, que até agora detinha o lugar de segundo vereador em Lisboa.

João Ferreira, candidato da CDU e antigo eurodeputado, procurou recuperar terreno nas últimas semanas, enquanto Bruno Mascarenhas, candidato do Chega, afirmou após o escrutínio que “cada voto conta e deve ser respeitado”, sublinhando que o partido “acompanhará com atenção o apuramento final”.

Os resultados oficiais e definitivos, com a confirmação da atribuição dos mandatos, deverão ser divulgados após o fecho da verificação dos votos nulos e reclamados, procedimento que o Tribunal da Comarca de Lisboa acompanhará para validar o processo eleitoral.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.