MC: Compromisso com um futuro justo

Premiada com o selo marca entidade empregadora inclusiva 2025, a MC implementa novas medidas de inclusão na loja Continente GaiaShopping.

Executive Digest
Outubro 8, 2025
12:55

Premiada com o selo marca entidade empregadora inclusiva 2025, a MC implementa novas medidas de inclusão na loja Continente GaiaShopping.

A MC foi distinguida com o selo Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025, uma distinção atribuída pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), reconhecendo o compromisso da empresa com a implementação de práticas inclusivas nas suas lojas. Este prémio, que destaca as organizações que se dedicam à criação de ambientes de trabalho mais justos, acessíveis e inclusivos, foi atribuído a 77 entidades, entre as quais se encontra a MC, que pela primeira vez integra a lista.

A premiação, na 5.ª edição da MEEI, destaca o trabalho desenvolvido pela MC, baseado numa estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão – Poder Ser, e que abrange cinco dimensões, incluindo a inclusão de pessoas com deficiência. O selo reflecte a adopção de práticas de gestão inclusiva, que não só visam melhorar a acessibilidade física e digital nas lojas, mas também garantir que todos os colaboradores participem nas iniciativas e contribuam para o sucesso da empresa.

INCLUSÃO PARA TODAS AS LOJAS

Para promover a integração de pessoas com incapacidade ou deficiência nas lojas Continente, a MC tem vindo a implementar projectos, a adaptar processos e a rever procedimentos, justificando assim o reconhecimento de Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025. O projecto-piloto de loja inclusiva foi realizado, no ano passado, no Continente Modelo Leça do Balio, em Matosinhos, tornando-se na primeira loja a ser adaptada para pessoas com espectro do autismo.

Mais recentemente, no Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (2 de Abril), a MC reabriu a loja Continente GaiaShopping com a integração de novos serviços e melhorias nos processos de atendimento. Este investimento tem vindo a proporcionar um ambiente mais acessível e inclusivo, com zonas de maior comodidade, sinalização e uma equipa preparada para auxiliar os clientes nos momentos certos, permitindo que as pessoas com necessidades especiais realizem as suas compras de forma mais independente e confortável.

Neste sentido, foram implementadas várias mudanças em loja para melhorar a experiência de compra e serviço ao cliente. O Continente GaiaShopping passou a disponibilizar vários recursos e serviços adaptados para pessoas com incapacidade ou deficiência, como abafadores de som para adultos e crianças, uma planta sensorial na entrada que identifica locais com maior probabilidade de sobrecarga sensorial, uma sala de conforto para clientes e colaboradores, caixas de checkout, carrinhos de compras adaptados e a compra assistida para aqueles que necessitam de apoio adicional, garantindo uma experiência tranquila para todas as pessoas.

Todas estas transformações em loja promovem a autonomia e o bem-estar, e permitem que todos os envolvidos possam participar plenamente nas suas rotinas, com maior tranquilidade e reduzindo o stress provocado pelo excesso de estímulos sensoriais.

EXPERIÊNCIA MAIS PERSONALIZADA

Para tornar a experiência de compra ainda mais personalizada, os colaboradores da loja Continente GaiaShopping receberam formação especializada sobre o espectro do autismo e apoio na aprendizagem da Língua Gestual, contando com a colaboração da Federação Portuguesa das Associações de Surdos. A formação permitiu aos colaboradores compreender melhor as necessidades dos clientes com incapacidade de modo a garantir um atendimento personalizado e empático.

«Estamos comprometidos em promover uma cultura inclusiva, oferecendo espaços adaptados às necessidades sensoriais e cognitivas de todas as pessoas. Através deste projecto, garantimos a autonomia, o conforto e uma experiência de compra cada vez mais positiva e inclusiva. Temos como objectivo alargar o projecto a mais lojas, em estreita colaboração com as associações do sector que apoiam pessoas com deficiência, nomeadamente no espectro autista e as suas famílias», afirma Catarina Fernandes, diretora de Learning, Development & Inclusion da MC.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Transformadoras e logísticas”, publicado na edição de Setembro (n.º 234) da Executive Digest.

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