A Adecco Permanent Recruitment revelou esta terça-feira as áreas que mais se destacaram no mercado de trabalho em 2025, com base nos dados do ‘Guia Salarial 2025’, que analisa mais de 20 setores em todo o território nacional.
Num ano marcado por desafios crescentes na captação e fidelização de talento, compreender as profissões em maior evidência é essencial para interpretar as dinâmicas atuais do mercado e preparar o futuro.
“A rapidez com que o mercado de trabalho está a evoluir obriga empresas e profissionais a olharem para o futuro com mais estratégia e flexibilidade. As profissões mais requisitadas não são apenas as ligadas à tecnologia, mas todas as que exigem pensamento crítico, capacidade de adaptação e aprendizagem contínua. É nesse cruzamento entre competências humanas e técnicas que está o verdadeiro valor — e é aí que devemos investir”, destaca Bernardo Samuel, diretor da Adecco Permanent Recruitment.
1. Saúde e bem-estar – O aparecimento de novas variantes patológicas, assim como a crescente preocupação com a saúde mental e emocional, impulsionaram a procura por perfis nas áreas de enfermagem, dispositivos médicos, ginecologia, geriatria, psicologia e cuidados. São profissões onde a componente humana é insubstituível (e muito valorizada) e que assumem um carácter de escassez de talento, no mercado laboral
2. Tecnologia e dados – Perfis como especialistas em Inteligência Artificial, programadores, analistas de dados e posições de cybersecurity, estiveram entre os mais procurados. A procura foi transversal a vários setores, refletindo a digitalização progressiva das organizações, assim como a preocupação crescente com a segurança dos sistemas. O crescimento do e-commerce e da automação industrial reforçou também a necessidade de especialistas em cloud, DevOps e análise preditiva.
3. Sustentabilidade e ambiente – Com as metas de emissão carbónica e ESG a ganharem peso nas decisões empresariais, profissões como engenheiros ambientais, especialistas em sustentabilidade e técnicos de energias renováveis registaram uma procura crescente. A valorização de competências ligadas à economia circular e à transição energética tornou-se cada vez mais evidente.
4. Logística e Indústria 4.0 – A evolução tecnológica na indústria e nas cadeias de abastecimento aumentou a procura por operadores especializados, técnicos de manutenção e perfis qualificados para ambientes automatizados. A escassez de talento especializado nestas áreas, manteve-se como um dos principais desafios para as empresas.
5. Comercial, marketing e experiência do cliente – Em mercados cada vez mais competitivos, perfis como gestores de clientes (especializados sectorialmente), especialistas em e-commerce, CRM, marketing digital e UX/UI ganharam um novo dinamismo. Num mercado cada vez mais competitivo, a capacidade de atração de clientes, assim como da interpretação de dados traduzidas em experiências personalizadas, revelaram-se como competências-chave.
De acordo com o ‘Guia Salarial’ da Adecco Permanent Recruitment, Portugal deverá requalificar mais de 1,3 milhões de trabalhadores até 2030, só para responder às necessidades criadas pela adoção da IA generativa. A formação contínua e o desenvolvimento de competências digitais e humanas assumem-se, assim, como elementos centrais nas estratégias de empregabilidade.
A experiência da Adecco Portugal, no contacto diário e direto com candidatos e empresas, reflete ainda uma crescente preocupação com a valorização de culturas organizacionais claras, assentes em pilares como a missão e propósito, a diversidade e inclusão e o bem-estar, sobretudo entre as gerações mais jovens.














