Para comemorar o 250º aniversário do nascimento dos EUA, pode ser a ser estampada a imagem de Donald Trump numa nova moeda de um dólar americano: o design, no entanto, gerou controvérsia, com muitos especialistas a perguntar-se que poderá vir a ser implementado legalmente – de qualquer forma, o tesoureiro dos EUA, Brandon Beach, confirmou que os esboços iniciais são reais.
Os desenhos publicados apresentam o perfil do presidente dos EUA no anverso, juntamente com a palavra “Liberty” na parte superior da moeda e a frase “In God we Trust” na parte inferior, juntamente com as datas de 1776 e 2026. O reverso apresenta o valor em dólar e uma imagem de Trump a erguer o punho após a tentativa de assassinato na Pensilvânia. Este lado também apresenta o slogan “fight fight fight” e uma bandeira dos EUA ao fundo. Embora o desenho seja real, como afirmou o tesoureiro dos EUA, Brandon Beach, ele não foi isento de controvérsias, e algumas questões surgiram sobre sua legalidade.
Nos EUA, é ilegal exibir a imagem de um presidente em exercício ou ainda vivo, e isso só é possível dois anos após a sua morte. No entanto, em antecipação ao 250º aniversário dos Estados Unidos, o Congresso aprovou a Lei de Reformulação de Moedas Colecionáveis em Circulação, permitindo a cunhagem de moedas especiais de um dólar para comemorar o evento, que poderiam ser emitidas por um ano.
A mesma lei também estipula que nenhum retrato ou retrato de cabeça e ombros de qualquer pessoa, ou qualquer retrato de uma pessoa viva, pode ser incluído no reverso de certas moedas. No entanto, neste caso, o retrato de Trump, visto de frente, aparece no anverso da moeda, não no reverso, portanto, pode não estar a cometer qualquer violação.
No fake news here. These first drafts honoring America’s 250th Birthday and @POTUS are real.
Looking forward to sharing more soon, once the obstructionist shutdown of the United States government is over. https://t.co/c6HChM6ijG
— U.S. Treasurer Brandon Beach (@TreasurerBeach) October 3, 2025














