Grupo Nextil vende instalações das fábricas em Portugal mas mantém produção

Em comunicado na Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), a empresa indica que a operação financeira servirá para cancelar a dívida bancária associada a esses ativos (740 mil euros) e investir em “crescimento inorgânico”

Executive Digest com Lusa
Agosto 7, 2025
14:15

O grupo têxtil espanhol Nextil vendeu as suas instalações no norte de Portugal por 4,4 milhões de euros, numa operação financeira designada sale & leaseback, mantendo a produção nessas fábricas, segundo o comunicado enviado ao regulador espanhol.

Em comunicado na Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), a empresa indica que a operação financeira servirá para cancelar a dívida bancária associada a esses ativos (740 mil euros) e investir em “crescimento inorgânico” (geralmente este crescimento é feito por aquisições).

Após esta operação, a empresa fica com uma mais-valia contabilística de dois milhões de euros. O acordo também inclui um contrato de arrendamento a longo prazo de 25 anos, renovável a cada cinco anos, o que diz a empresa que “garante a continuidade operativa das filiais nas atuais instalações e reforça a estabilidade” dos processos produtivos.

O grupo industrial espanhol Nextil, sediado na Catalunha, teve em 2024 um lucro líquido de três milhões de euros (em 2023 tinha tido prejuízos de 9,0 milhões de euros) apesar de o volume de negócios ter caído 39,8% para 24 milhões de euros, o que atribuiu à reestruturação com o objetivo de se centrar em segmentos de negócio mais rentáveis.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.