A empresa norte-americana Lyft, conhecida pelo serviço de transporte por aplicação, anunciou esta segunda-feira uma parceria estratégica com a tecnológica chinesa Baidu para introduzir veículos autónomos (robotáxis) na Alemanha e no Reino Unido já no próximo ano. A iniciativa está dependente de aprovação regulatória, mas marca um passo decisivo na expansão europeia da Lyft e na internacionalização da tecnologia de condução autónoma da Baidu.
A colaboração terá como base os veículos da sexta geração do Apollo Go, o sistema de mobilidade autónoma da Baidu, que já opera com sucesso em várias cidades chinesas. Através desta parceria, os utilizadores da aplicação da Lyft poderão requisitar viagens em robotáxis produzidos e operados pela Baidu, transformando uma visão futurista em realidade nas estradas europeias.
“Apertem os cintos! A vossa viagem sem condutor está a caminho”, anunciou a Baidu na rede social X (antigo Twitter), celebrando o acordo com entusiasmo.
A Baidu revelou ainda que planeia aumentar rapidamente a escala da sua frota, com o objetivo de colocar “milhares de veículos” em circulação em várias cidades europeias nos próximos anos. A empresa tem investido fortemente na condução autónoma desde 2017 e o seu programa Apollo Go já ultrapassou a marca de quatro milhões de viagens sem condutor na China.
Aquisição da FREENOW reforça posição da Lyft na Europa
A aposta da Lyft no mercado europeu ficou ainda mais clara na semana passada, quando a empresa adquiriu a aplicação FREENOW — plataforma de mobilidade operada anteriormente pelos grupos BMW e Mercedes-Benz — por cerca de 200 milhões de dólares (aproximadamente 172,8 milhões de euros). Com esta compra, a Lyft passa a operar em 180 cidades de nove países europeus, reforçando a sua rede e estabelecendo uma base sólida para o lançamento dos robotáxis.
Segundo o comunicado oficial da empresa, a prioridade para os mercados da Alemanha e do Reino Unido deve-se não só à presença consolidada da FREENOW nestes países, como também às “relações institucionais já estabelecidas com os reguladores locais e operadores de táxis”, facilitando o processo de integração de uma tecnologia disruptiva como os veículos autónomos.
Baidu reforça expansão internacional
Para a Baidu, esta parceria é apenas mais um passo na estratégia de internacionalização do seu sistema de condução autónoma. No mês passado, a empresa já havia anunciado um acordo com a Uber para lançar robotáxis no Médio Oriente e em partes da Ásia, com cidades como Dubai e Abu Dhabi entre os alvos prioritários.
A tecnológica chinesa procura assim expandir a sua presença fora da China e dos Estados Unidos, numa altura em que a corrida global pela automação da mobilidade urbana se intensifica. O objetivo declarado é posicionar a Baidu como um dos principais fornecedores mundiais de soluções de transporte autónomo, concorrendo com gigantes como Waymo (do grupo Alphabet/Google) e Cruise (da General Motors).
Tecnologia em rápida evolução, mas sujeita a regulação
Apesar do entusiasmo das empresas envolvidas, o lançamento dos robotáxis na Europa está ainda dependente de aprovação por parte das autoridades reguladoras. Os veículos autónomos estão sujeitos a exigentes avaliações técnicas e legais, nomeadamente em matéria de segurança rodoviária, responsabilidade em caso de acidente e proteção de dados dos utilizadores.
A União Europeia tem vindo a desenvolver um enquadramento legal para estas tecnologias emergentes, mas as autorizações finais são da responsabilidade de cada Estado-membro, o que poderá influenciar o ritmo de implementação dos serviços.














