Durante o terramoto de magnitude 8.8 na escala de Richter, que atingiu a Península de Kamchatka, na Rússia, esta quarta-feira, uma equipa de cirurgiões oncológicos continuou a cirurgia apesar dos violentos tremores que abalaram o hospital.
Nas imagens, é possível ver-se como os profissionais protegeram o paciente enquanto o chão treme sob os seus pés.
Doctors operating on a Patient in #Russia mid #Earthquake and refused to leave – The patient is reported to be safe and so are the Doctors #Tsunami #Kamchatka #Hawai #Japan #TsunamiWarning #Honolulu #Waikiki #Maui #California #PacificOcean #TsunamiAlert pic.twitter.com/qFxVaKI7wd
— 𝓢𝓲𝓭𝓭 𝓢𝓱𝓪𝓻𝓶𝓪 (@sidds2012) July 30, 2025
O governador regional, Vladimir Solodov, anunciou que os médicos serão oficialmente homenageados pelo seu “trabalho heroico e compromisso inabalável com a vida humana” durante a emergência. O reconhecimento foi anunciado durante a reunião do comité de crise realizada após o terramoto, o mais forte registado na região em mais de 70 anos, que também disparou alertas de tsunami em todo o Pacífico.
O vídeo reflete a magnitude da emergência enfrentada em hospitais e instalações públicas da região. As autoridades insistem que, apesar do caos causado pelo terramoto, não houve vítimas nos hospitais de Kamchatka. A operação foi concluída com sucesso e o paciente está em condição estável, de acordo com fontes médicas locais.














