Esta terça-feira, conte com um dia de calor, praticamente sem nuvens – talvez, de acordo com o site ‘Tempo.pt’, algum nevoeiro junto à costa, especialmente nas regiões Centro e Sul, na costa alentejana.
Segundo o IPMA, hoje espere “céu pouco nublado ou limpo”, com “vento fraco a moderado (até 30 km/h) a predominar do quadrante oeste, sendo do quadrante leste na região Norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas das regiões Norte e Centro até ao meio da manhã e no final do dia”. Mais: “subida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro e pequena descida no Algarve”.
No que diz respeito às temperaturas, esta vão variar entre os 25 graus em Viana do Castelo e os 38 em Beja: é na região litoral que se vai dar o maior aumento dos valores, com o Porto e Leiria nos 33 graus, Braga nos 32, Coimbra com 37 e Aveiro com 30.
No entanto, a partir desta quarta-feira comece a esperar uma ligeira descida das temperaturas um pouco por todo os país, indicou o ‘Tempo.pt’, sublinhando que “a segunda metade [da semana] trará um alívio significativo e generalizado” das temperaturas.
Aviso amarelo devido ao tempo quente
Os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso amarelo devido ao tempo quente até esta terça-feira, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, o aviso amarelo devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima é válido até às 18 horas de hoje: o aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.














