Esta segunda-feira, pode contar com mais calor… extremo, de acordo com o IPMA. “Continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade na faixa costeira ocidental, em especial a norte do Cabo Raso, e no interior durante a tarde”, referem os meteorologistas, alertando para a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior, em especial das regiões Norte e Centro, durante a tarde”.
Mais: “vento em geral fraco predominando do quadrante norte, sendo do quadrante leste até ao meio da manhã, soprando por vezes moderado (até 30 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas das regiões Centro e Sul” e “neblina ou nevoeiro em alguns locais da faixa costeira ocidental”. Por último, uma “pequena descida da temperatura máxima na faixa costeira ocidental”.
Até quarta-feira, de acordo com o site ‘LusoMeteo’, o calor intenso vai manter-se no interior de Portugal continental, com o pico a acontecer esta segunda-feira – eventualmente até esta terça.
As probabilidades de continuação da onda de calor durante toda a primeira semana de julho rondam os 40%, sendo que é mais provável a redução de temperaturas, embora 50% dos cenários continuem a apontar para temperaturas acima do normal, pelo menos no interior
É ainda possível que surjam alguns fenómenos de instabilidade – é perfeitamente normal após uma onda de calor extremo surgirem trovoadas, aguaceiros, ventos fortes e queda de granizo.
Devido à onda de calor que está a atingir o país, o IPMA colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, até terça-feira: Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.
Os restantes distritos estarão com avisos laranja (o segundo mais grave) e amarelo.
Quais serão as temperaturas esta semana nas principais cidades portuguesas?
Viana do Castelo – entre 15 e 28 graus
Braga – entre 16 e 38 graus
Bragança – entre 17 e 38 graus
Vila Real – entre 17 e 39 graus
Porto – entre 16 e 29 graus
Aveiro – entre 15 e 25 graus
Viseu – entre 17 e 38 graus
Guarda – entre 17 e 34 graus
Castelo Branco – entre 21 e 41 graus
Coimbra – entre 15 e 37 graus
Leiria – entre 13 e 35 graus
Santarém – entre 16 e 43 graus
Portalegre – entre 21 e 41 graus
Lisboa – entre 17 e 42 graus
Setúbal – entre 15 e 38 graus
Évora – entre 16 e 42 graus
Beja – entre 18 e 43 graus
Faro – entre 21 e 36 graus
Ponta Delgada – entre 17 e 24 graus
Funchal – entre 20 e 27 graus.














