Um ano após o lançamento do SPIN, o serviço do Banco de Portugal que permite realizar transferências utilizando identificadores alternativos ao IBAN, há uma nova funcionalidade disponível: desde 2 de junho, é possível fazer transferências para particulares usando o número de identificação fiscal (NIF).
De acordo com a informação do Banco de Portugal, os prestadores de serviços de pagamento têm até 31 de julho para disponibilizar este novo identificador em todos os seus canais.
Criado a 24 de junho de 2024, o SPIN permite enviar dinheiro para particulares através do número de telemóvel e para empresas com o NIPC (número de identificação de pessoa coletiva), dispensando a introdução do IBAN. O serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e não tem custos adicionais. Funciona em canais como o homebanking, aplicações móveis ou ao balcão.
Além da simplicidade, o SPIN garante uma camada adicional de segurança: ao introduzir o identificador do destinatário, o sistema confirma automaticamente o nome do beneficiário antes de concluir a operação. Desde o lançamento, já foram iniciadas cerca de 45 milhões de transferências com recurso a este sistema, que está automaticamente disponível para todos os utilizadores.














