Fim de semana de praia? Saiba a previsão do estado do tempo em Portugal dos próximos dias

Final do mês tem programados os dias mais quentes até ao momento em 2025

Francisco Laranjeira
Junho 20, 2025
7:00

Esta sexta-feira, relata o IPMA, espere um dia muito semelhante aos recentes, ou seja, repleto de calor. De acordo com os meteorologistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, espere “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita nebulosidade no litoral oeste até ao meio da manhã e a partir do final do dia”, mas um “aumento temporário de nebulosidade no interior das regiões Norte e Centro”. Conte ainda com “vento fraco a moderado (até 30 km/h), predominando de noroeste no litoral oeste e do quadrante sul no interior”, sendo que “nas terras altas das regiões Centro e Sul, o vento será por vezes forte (até 40 km/h) do quadrante sul até ao fim da manhã”. Por último, uma “pequena descida de temperatura, exceto da máxima no interior Norte e Centro, onde irá subir”.

Já para sábado, “céu pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade por nuvens altas, e apresentando períodos de muita nebulosidade no litoral oeste até ao início da manhã e no final do dia”, além de “vento fraco a moderado (até 30 km/h), predominando de noroeste no litoral oeste e do quadrante sul no interior” – também espere uma “pequena descida de temperatura, em especial no Norte e Centro”.

No entanto, há elevada incerteza nas previsões para este fim de semana, no entanto parece haver uma situação de mais trovoadas à vista, caso se confirme a aproximação de uma bolsa de ar frio em altitude. Porém, não é totalmente de descartar que essa bolsa de ar frio ‘fuja’, ou ficar mais a Oeste, ou a fugir para Norte, empurrada pela dorsal africana e pela corrente de jato, e que nada se passe – apenas tempo quente.

De acordo com os especialistas da plataforma ‘Tempo.pt’, “a médio prazo, as previsões apontam para uma nova descida das temperaturas no fim de semana, mas com baixa probabilidade de se manterem abaixo da média”. “Para o período entre 23 e 25 de junho, os cenários mais prováveis indicam temperaturas dentro ou ligeiramente acima da média para a época. Já para o final do mês, entre 26 e 29 de junho, prevê-se um novo pico de calor, potencialmente o mais intenso de 2025 até agora”, referiram.

Assim, veja o que vão dizer os termómetros até domingo nas principais cidades do país:

Viana do Castelo – entre 13 e 24 graus
Braga – entre 13 e 30 graus
Bragança – entre 15 e 37 graus
Vila Real – entre 13 e 35 graus
Porto – entre 14 e 25 graus
Aveiro – entre 16 e 24 graus
Viseu – entre 14 e 33 graus
Coimbra – entre 16 e 29 graus
Guarda – entre 15 e 31 graus
Castelo Branco – entre 17 e 37 graus
Leiria – entre 14 e 27 graus
Santarém – entre 15 e 33 graus
Portalegre – entre 17 e 36 graus
Lisboa – entre 17 e 29 graus
Setúbal – entre 14 e 32 graus
Évora – entre 15 e 37 graus
Beja – entre 16 e 39 graus
Faro – entre 21 e 31 graus
Funchal – entre 18 e 25 graus
Ponta Delgada – entre 17 e 22 graus.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.