COVID-19: 642 infectados, 4 recuperados e 2 mortes em Portugal

Subiu para 642 o número de pessoas infectadas com COVID-19 em Portugal.

Executive Digest
Março 18, 2020
12:13

Subiu para 642 o número de pessoas infectadas com COVID-19 em Portugal. São mais 194 casos do que ontem, de acordo com o mais recente boletim da Direcção-Geral de Saúde. O Alentejo apresenta os dois primeiros casos, sendo que esta era a única região do País sem doentes confirmados. Além disso, neste momento há 89 casos em internamento, 20 dos quais em cuidados intensivos. Registam-se ainda 24 cadeias de transmissão activas, mais cinco do que ontem.

Somam-se também quatro pessoas recuperadas. O mais recente caso de recuperação diz respeito a uma mulher de 75 anos, internada no Hospital de São João (Porto), segundo adianta a SIC Notícias. Realizou dois testes e ambos acusaram negativo.

«Só o sacríficio pessoal dará origem a uma vitória colectiva», reforça o secretário de Estado da Saúde, António Sales, em conferência de imprensa esta manhã.

Graça Freitas, directora-geral de Saúde, acrescenta que a doença parece seguir uma regra: cerca de 80% das pessoas fica em autocuidados domicliários, 15% estará em enfermaria geral e 5% precisará de cuidados intensivos. Graças Freitas explica que são internadas todas as pessoas em contenção máxima e à medida que melhoram são encaminhados para casa, para fazerem a convalescença em domicílio.

Hoje, foi  também confirmada a segunda morte na sequência de infecção pelo novo coronavírus. António Vieira Monteiro, presidente do Concelho de Administração do Santander em Portugal, é a mais recente vítima mortal do surto em território nacional.

Decorre neste momento o Conselho de Estado a partir do qual Marcelo Rebelo de Sousa decidirá se decreta ou não estado de emergência. O Chefe de Estado fará uma comunicação ao País, ao final do dia, seja qualquer for a decisão.

Habitualmente, o estado de emergência restringe, por exemplo, a liberdade de circulação, mas ainda não são conhecidos pormenores. Caberá também a Marcelo Rebelo de Sousa clarificar o que muda na vida dos portugueses.

(em actualização)

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.