XLI BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Vitor Ribeirinho, KPMG Portugal

A análise de Vitor Ribeirinho, CEO/ Senior Partner da KPMG Portugal.

Executive Digest
Maio 14, 2025
11:02

A análise de Vitor Ribeirinho, CEO/ Senior Partner da KPMG Portugal

Depois de na última edição termos assistido a um otimismo mais moderado da parte dos inquiridos do Barómetro, vemos agora uma maior confiança das empresas em relação ao futuro do seu setor de atividade, apesar da instabilidade existente a nível nacional, com novas eleições legislativas, e internacional, com a política protecionista dos EUA. Quase 90% esperam que o volume de negócios da sua organização aumente pelo menos 10% este ano face a 2024 e 80% acreditam que o seu setor de atividade vai crescer.

São dados entusiasmantes, numa altura em que são cada vez maiores os desafios e riscos geopolíticos para a economia. No estudo da KPMG “Top Geopolitical Risks 2025”, que está disponível para consulta no nosso site, destacamos cinco importantes tendências: as novas taxas comerciais e aduaneiras mundiais; um ambiente fiscal complexo e fragmentado; o panorama tecnológico que está em rápida evolução, com destaque para a Inteligência Artificial; as ameaças às cadeias de abastecimento; e as pressões demográficas que existem numa parte significativa do Mundo.

Olhando apenas para Portugal, vivem-se também tempos de maior incerteza, com o novo período de eleições legislativas, que, de acordo com o Barómetro, irá afetar a confiança do setor empresarial, com consequências reais no crescimento económico, mas sem um impacto relevante nas decisões de investimento das empresas. Seja qual for o governo que sairá destas eleições, é fundamental que o setor empresarial mantenha o otimismo e, mais do que isso, a ambição de poder crescer cada vez mais.

Testemunho publicado na edição de Abril (nº. 229) da Executive Digest, no âmbito da XLI edição do seu Barómetro.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.