5 companhias que a Google poderia comprar para vencer a guerra da cloud
Google e Amazon – através da Amazon Web Services – são duas das principas empresas a disponibilizar soluções de cloud. No entanto, a Amazon parece estar a ganhar a guerra. Especialistas citados pelo Business Insider acreditam que a solução para os problemas da Google poderá estar no investimento e aquisição de outras empresas.
Thomas Kurian, CEO da Google Cloud, já afirmou que o plano da companhia passa por chegar pelo menos ao segundo lugar no sector. Isso significa ultrapassar a Microsoft e chegar aos calcanhares da Amazon Web Services. Dados de 2018 indicam que a Amazon Web Services contava com 47,8% do mercado, o que compara com os 15,5% da Microsoft e os 4% da Google.
O Business Insider fez uma lista de algumas organizações que a Google poderia comprar para garantir que cumpre o objectivo traçado, sendo que há alvos mais acessíveis do que outros. É improvável que a Google compre, por exemplo, a Oracle Cloud, IBM Cloud ou Salesforce, mas as sugestões mantêm-se.
AT&T Cloud
É uma das principais operadoras de telecomunicações dos Estados Unidos da América e poderia ser uma boa aposta para a Google. Actualmente, conta com uma solução de cloud para negócios e clientes particulares que queiram armazenar, gerir ou partilhar os seus dados. Além de já ter uma plataforma, soma experiência no mercado corporativo e tem uma dimensão relativamente pequena que seria fácil de encaixar na estrutura da Google.
Century Link
Outra sugestão é a operadora CenturyLink, que fornece serviços de internet, telefone, televisão e tecnologias de informação, cloud e redes. A principal vantagem desta operadora é a experiência no segmento corporativo. Contudo, o facto de estar avaliada em 10 mil milhões de dólares deverá dificultar a compra.
Ericsson
Talvez mais conhecida por consumidores de todo o mundo, a Ericsson é uma companhia sueca que se dedica ao desenvolvimento de redes e tecnologias que garantam a ligação à internet. Actualmente, também está a trabalhar de olhos postos no 5G. Esta seria uma escolha menos óbvia, mas também potencialmente interessante para a Google, adiantam os especialistas.
Nokia
O trabalho que a Nokia tem desenvolvido em termos de inovação e com especial foco no 5G também chamou a atenção do Business Insider. A empresa finlandesa também seria uma aposta inusitada, mas, ao mesmo tempo, uma oportunidade para a Google conquistar o seu espaço no mundo das telecomunicações.
Verizon Enterprise
Focada especificamente em clientes empresariais, este braço da Verizon presta serviços ao nível de rede, comunicações e segurança para grandes organizações. A experiência neste mercado seria a grande mais-valia para a Google.