Mais de metade dos apoios à mobilidade elétrica do ano passado continuam por pagar

Mais de metade dos apoios à mobilidade elétrica atribuídos em 2024 ainda não foram pagos, com centenas de beneficiários à espera dos incentivos prometidos para a compra de veículos e bicicletas elétricas.

Executive Digest

Mais de metade dos apoios à mobilidade elétrica atribuídos em 2024 ainda não foram pagos, com centenas de beneficiários à espera dos incentivos prometidos para a compra de veículos e bicicletas elétricas.

De um total de quase 9.000 candidaturas, apenas cerca de 3.200 foram processadas para pagamento pelo Fundo Ambiental, revela o ‘JN’. Há tipologias, como os carregadores para veículos elétricos em condomínios, onde nenhuma candidatura foi ainda avaliada.

O Ministério do Ambiente e Energia assegura que as avaliações ficarão concluídas até final de maio.

Entretanto, os apoios de 2025, num total de 13,5 milhões de euros, esgotaram em apenas três dias, evidenciando a crescente procura por soluções de mobilidade sustentável. Só para a compra de carros elétricos foram alocados 5,7 milhões de euros, com cada beneficiário a poder receber até 4 mil euros. Para bicicletas elétricas, o incentivo pode chegar aos 750 euros, enquanto nas bicicletas de carga o apoio vai até 1.000 euros para modelos convencionais e 1.500 euros para os elétricos.

Segundo dados divulgados, já foram submetidos pedidos de pagamento para centenas de bicicletas e automóveis eléctricos.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.