Costa confirma encerramento das escolas. Terceiro período avaliado a 9 de abril

O Governo decidiu antecipar as férias da Páscoa para quase dois milhões de alunos (e pais) do pré-escolar às universidades, devido à infecção pela Covid-19. 

Executive Digest

O Governo decidiu antecipar as férias da Páscoa para quase dois milhões de alunos (e pais) do pré-escolar ao Superior, devido à infecção pela Covid-19.

O Executivo vai decretar o encerramento de todas as escolas do país a partir de segunda-feira e até ao final do mês. O terceiro período será avaliado a 9 de abril, avançou o primeiro-ministro.

Se o calendário escolar seguisse normalmente, a interrupção da Páscoa aconteceria a 30 de março, com as aulas a serem retomadas a 13 de abril.

Nos últimos dias, explicou Costa, “todos aguardam o momento em que se decide encerrar os estabelecimentos de ensino”, mas ontem o “Conselho Nacional de Saúde determinou que não.” Porém, “hoje mesmo o Centro Europeu para o Combate às Doenças emitiu parecer para o encerramento das escolas. Não havendo consenso, manda o princípio da prudência que se avance para asuspensão de todas as atividades letivas presenciais até ao período das férias da Páscoa. Reavaliação a 9 de abril, para determinar o que fazer relativamente ao 3º período.”

A 9 de abril, a decisão será repensada para se definir o que será feito no terceiro período. “Temos que admitir que esta pandemia ainda não atingiu o seu pico, está em fase de evolução, de modo que é muito provável que mais doentes venham a ser contaminados e que este surto possa ser mais duradouro que o estimado inicialmente. Devemos desejar o melhor, mas estar preparados para o pior”.

Continue a ler após a publicidade

O primeiro-ministro apelou novamente às pessoas que cumpram as regras de higiene e limitem os contactos sociais. “As escolas não são um local de contaminação. São um local de contacto, que favorecem a contaminação”, explicou.

Na sua comunicação ao País, Costa explicou ainda que se irá criar “um mecanismo especial que assegure remuneração parcial em conjunto com as entidades patronais de forma a minorar o impacto negativo no rendimento das famílias”. Ou seja, não será feitia a remuneração na totalidade. Além disso, a medida deverá ser mais robusta para famílias com crianças abaixo dos 12 anos.

Escolas fecharam antes da decisão

Continue a ler após a publicidade

Desde o início do mês, altura em que foram confirmados os primeiros casos de infecção por Covid-19 em Portugal, várias escolas têm, no entanto, tomado a iniciativa de fechar as portas por prevenção, sem que haja casos de infecção ou de imposição de isolamento de alunos e professores.

Começou pela Amadora, no distrito de Lisboa, depois de confirmada a infecção de uma professorada Escola Básica 2,3 Roque Gameiro, que tinha passado o Carnaval em Itália, o país europeu com mais casos confirmados e mortes, e o segundo em todo o mundo, a seguir à China, epicentro da doença. Seguiu-se o encerramento da Escola Secundária da Amadora, por precaução, Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, e duas outras em Portimão, Faro, onde uma aluna e a mãe de uma outra estudante foram diagnosticadas com Covid-19.

No ensino superior, dezenas de faculdades suspenderam as aulas presenciais e eventos.

A nível mundial já estão sem aulas, pelo menos, 363 milhões de estudantes devido à infecção por Covid-19, mostram dados divulgados na terça-feira pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O número de pessoas infectadas desde Dezembro pelo novo coronavírus no mundo aumentou para mais de 127 mil e o número de mortes subiu para 4.718. Em Portugal, a Direção Geral da Saúde actualizou o número de infectados, que são agora 78. Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 19 casos. Do total, há uma criança na faixa etária entre 0 a 9 anos. Há dois casos com mais de 80 anos.

Continue a ler após a publicidade

Se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade respiratória, não se desloque às urgências. A autoridade de saúde pede que ligue para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.