Brisa investe 1,2 milhões de euros para instalar 10 mil painéis fotovoltaicos e aumentar a frota elétrica

O Grupo Brisa anunciou que, até ao final de 2025, terá instalados 10 mil painéis fotovoltaicos nos seus edifícios em todo o país e que mais de metade da sua frota será composta por veículos elétricos. Isto representará um investimento de 1,2 milhões de euros.

André Manuel Mendes

O Grupo Brisa anunciou que, até ao final de 2025, terá instalados 10 mil painéis fotovoltaicos nos seus edifícios em todo o país e que mais de metade da sua frota será composta por veículos elétricos. Isto representará um investimento de 1,2 milhões de euros.

Atualmente, o Grupo Brisa conta com 2.413 painéis fotovoltaicos para autoconsumo no Campus Brisa, em Carcavelos, e mais 154 painéis instalados no Túnel Mato Forte, na A10, em Loures. Nos próximos meses, serão instalados novos painéis nos túneis de Águas Santas, na A4, e de Montemor e Carenque, na A9.



Para além destas instalações, a empresa está a ampliar a produção de energia elétrica para centros operacionais, portagens e áreas de conforto Colibri. Com todos os sistemas em funcionamento, a capacidade instalada atingirá os 5 megawatts pico, face aos atuais 1,4 megawatts, permitindo gerar eletricidade equivalente ao consumo de 1.600 famílias.

Os novos equipamentos de geração solar permitirão reduzir o consumo de energia da rede em 20%, evitando a emissão anual de pelo menos 816 toneladas de CO2 equivalente.

O investimento previsto é de 1,2 milhões de euros, complementado por contratos em modelo PPA (Power Purchase Agreement) com os parceiros EDP e Greenvolt.

Paralelamente, a eletrificação da frota é outro pilar da estratégia de descarbonização do Grupo Brisa. Atualmente, 52% dos veículos do grupo já são eletrificados e existem 109 pontos de carregamento nas instalações.

Manuel Melo Ramos, administrador do Grupo Brisa revela que “o Grupo Brisa está empenhado em encontrar soluções que permitam descarbonizar as nossas operações e assegurar um serviço sustentável para os nossos clientes. A par deste esforço interno, estamos também a reforçar a nossa oferta de pontos de carregamento na rede de autoestradas Brisa que conta já com 186 pontos de carregamento. Contamos ter até ao fim deste ano uma rede de 340 pontos de carregamento rápidos ou ultrarrápidos nas autoestradas da Brisa”.

Com a adoção de energias sustentáveis, a eletrificação da frota e outras iniciativas de eficiência energética, o Grupo Brisa pretende reduzir em 60% as emissões de CO2 de âmbito 1 e 2 até 2030, consolidando a sua meta de neutralidade carbónica até 2040.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.