A organização Frente Animal divulgou imagens chocantes que denunciam maus-tratos a animais numa exploração avícola do Grupo Lusiaves, na Figueira da Foz. Segundo a associação, os vídeos, captados anonimamente em novembro do ano passado e encaminhados por uma ONG espanhola, mostram trabalhadores a agredir aves, algumas até à morte, enquanto outras foram deixadas com ferimentos graves e sem acesso a água ou comida.
Joana Machado, cofundadora da Frente Animal, considera as imagens, divulgadas pelo ‘JN’, como “extremamente graves e até ilegais”, alertando que a legislação exige que o abate seja realizado rapidamente para evitar sofrimento prolongado. A organização apresentou queixas à ASAE, à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e à AENOR, entidade responsável pelo certificado, mas não obteve resposta da empresa, optando pela divulgação pública do caso.
A Lusiaves, contactada sobre o caso, afirmou que nem todas as imagens correspondem às suas instalações e anunciou a abertura de um inquérito interno. Até ao momento, quatro trabalhadores foram suspensos e alvo de processos disciplinares. A empresa garante que, caso se confirme alguma violação das normas de bem-estar animal, trata-se de um episódio isolado cometido à revelia das suas diretrizes.
A Frente Animal afirma ter recebido múltiplas denúncias de novos casos noutras explorações avícolas após a divulgação das imagens.









