Comprar ouro em máquinas de vending? Neste país é possível, e está a ser um sucesso
No meio da agitação do distrito de Gangnam, em Seul, uma loja de conveniência da GS Retail Co. está a captar a atenção dos consumidores com uma novidade surpreendente: máquinas de venda automática que comercializam barras de ouro.
Localizadas ao lado do caixa, essas máquinas oferecem barras de ouro que variam de 37,5 gramas a menos de 1 grama, com preços a partir de 88.000 wons (cerca de 62 euros) para uma barra de 0,5 gramas, conta a ‘Bloomberg’. A preços voláteis, dependendo dos movimentos do mercado, essas máquinas têm-se tornado um sucesso crescente, com as vendas a alcançarem cerca de 30 milhões de wons por mês.
A tendência de microinvestimento, que tem ganho força em várias partes do mundo, também está a conquistar os sul-coreanos. Num momento de incerteza económica global e com o preço do ouro a ultrapassar os 2.400 dólares a onça, muitos consumidores veem o ouro como um ativo de refúgio seguro.
As máquinas de venda automática de ouro não são exclusivas da GS Retail Co. A empresa concorrente CU, da BGF Retail Co., também entrou na onda, oferecendo cartões de ouro ultraleves. Em apenas dois dias, as barras de 1 grama da CU esgotaram-se rapidamente, o que demonstra o forte apetite por investimentos em ouro.
Além disso, os bancos online, como o Kbank, estão a expandir as suas ofertas de compra de barras de ouro, permitindo aos clientes adquirir o metal precioso diretamente por meio de aplicações móveis.