“Ele sabia falar com as mulheres”: Mulher fica sem 830 mil euros em esquema de burla com falso Brad Pitt

Uma mulher de 53 anos, identificada apenas como Anne, foi vítima de uma complexa fraude que lhe custou 830.000 euros, após ter acreditado estar a viver um romance com o famoso ator americano Brad Pitt. A história foi revelada no programa francês “Sept à huit”, transmitido domingo à noite na TF1.

Tudo começou em fevereiro de 2023, quando Anne, uma decoradora de interiores, estava de férias de esqui em Tignes. Ao partilhar fotos do seu viagem no Instagram, foi contactada por uma conta que alegava ser de Jane Etta Pitt, a mãe do ator. No dia seguinte, uma outra conta, que se dizia estar associada a Brad Pitt, entrou em contacto com Anne, afirmando que a sua mãe lhe tinha falado muito dela.

“Quando percebi que estava a falar com Brad Pitt, fiquei em choque. No início, pensei que fosse uma fraude, mas não sabia bem o que estava a acontecer. Depois, começámos a conversar todos os dias e tornámo-nos amigos”, contou Anne.

Ao longo das semanas seguintes, o falso Brad Pitt e Anne começaram uma verdadeira troca de mensagens, que rapidamente se transformou numa relação próxima e emocional. Na altura, Anne estava casada com um milionário 19 anos mais velho, mas o casamento estava a atravessar uma fase difícil. O falso Brad Pitt enviou-lhe poemas e inúmeras declarações de amor, o que a fez sentir-se profundamente envolvida.

“Há tão poucos homens que escrevem este tipo de coisas. Eu gostava do homem com quem conversava. Ele sabia como falar com as mulheres, sempre com palavras muito bem escolhidas”, revelou Anne.

Apesar de nunca conseguirem falar por telefone, o falso Brad Pitt enviou-lhe um vídeo (que afinal tinha sido gerado por inteligência artificial), o que aparentemente tranquilizou Anne. Pouco depois, ele pediu-a em casamento.

Foi então que o burlão começou a pedir dinheiro a Anne, alegando que lhe comprara presentes de luxo de marcas como Chanel e Hermès e necessitava de ajuda para pagar as despesas de alfândega para que ela os pudesse receber. Anne pagou 9.000 euros, mas nunca recebeu os itens prometidos.

A situação complicou-se ainda mais quando Anne decidiu divorciar-se do seu marido e recebeu uma compensação de 775.000 euros. Ela partilhou a informação com o falso Brad Pitt, que lhe disse que os seus próprios fundos estavam bloqueados devido ao divórcio com Angelina Jolie e pediu-lhe esse montante para pagar um suposto tratamento para um cancro renal.

“Custava-me fazer isso, mas pensei que talvez pudesse salvar a vida de um homem”, afirmou Anne. Em paralelo, o burlão enviou-lhe imagens de Brad Pitt, geradas por inteligência artificial, mostrando o ator supostamente internado num hospital.

Foi apenas meses depois, ao ver o verdadeiro Brad Pitt nas revistas de celebridades com a sua nova companheira, que Anne percebeu que havia sido enganada. Em julho de 2024, ela apresentou queixa à polícia e uma investigação está em curso. Atualmente, Anne encontra-se hospitalizada numa clínica especializada em depressões graves.

Este não é o único caso de fraude que envolve a figura de Brad Pitt. Em setembro de 2024, cinco pessoas foram detidas em Espanha por terem enganado duas mulheres “vulneráveis” e “em estado depressivo”, a quem conseguiram extorquir 325.000 euros, fazendo-se passar pela estrela de Hollywood através de redes sociais e mensagens no WhatsApp.

Este tipo de fraudes, cada vez mais comum, levanta preocupações sobre a segurança nas redes sociais e a vulnerabilidade das pessoas que, em momentos de fragilidade emocional, podem ser facilmente manipuladas por criminosos. A investigação sobre o caso de Anne continua e as autoridades tentam identificar os responsáveis por esta fraude milionária.