Alpine A290 e Renault 5 E-Tech são nomeados ‘Carro do Ano 2025’ pelo júri europeu do COTY

O Alpine A290 ganhou o prestigiado título de ‘Carro do Ano 2025’, atribuído pelo júri europeu do COTY. Este prémio, reconhecido internacionalmente, coroa o primeiro modelo de uma nova geração elétrica da marca Alpine.

Os 60 jornalistas do setor automóvel, oriundos de 23 países, votaram para escolher o vencedor. A dupla Alpine A290 e Renault 5 E-Tech elétrico conquistou o primeiro lugar com 353 pontos, sucedendo ao vencedor de 2024, o Renault Scenic E-Tech elétrico.

“A equipa Alpine está hoje muito orgulhosa por ter ganho o prémio Carro do Ano do júri do COTY, com o seu A290, o primeiro hot hatch da marca”, sublinhou Philippe Krief, CEO da marca Alpine. “Este prémio é tanto mais simbólico quanto o A290, que abriu a Dream Garage 100% elétrica da Alpine e marca o início de uma futura gama alargada. A carteira de encomendas do A290, que abriu em 2024, é já muito promissora para 2025.”

Um ponto de viragem histórico para a Alpine

O Alpine A290 marca um passo decisivo para a marca da seta em forma de A, inaugurando, em grande estilo, a Garagem de Sonho 100% elétrica da Alpine, apresentada em 2021, como parte do plano Renaulution, de Luca de Meo. O A390, um desportivo fastback, e o novo A110 vão juntar-se a ele em breve.

Este compacto desportivo, símbolo de modernidade e de desempenho, abre caminho a um público mais vasto, ressuscitando a categoria dos hot hatch, apreciados pelo seu prazer de condução. Primeiro modelo da era 100% elétrica da Alpine, o A290 é também o primeiro automóvel da marca a ganhar o prémio Carro do Ano.

Uma nova geração elétrica

O Alpine A290 reinventa e moderniza a categoria hot hatch, dos pequenos automóveis desportivos que deixaram a sua marca na história automóvel, com a sua agilidade e dinamismo. Com o A290, a Alpine está a reintroduzir esta categoria com um toque moderno e muito tecnologia de ponta, enquanto proporciona o prazer de condução caraterístico de um Alpine.

A conceção e o desenvolvimento do Alpine A290 marcam um salto tecnológico significativo, incorporando os últimos avanços na tecnologia dos veículos elétricos.

Impulsionado pelo ADN Alpine, o A290 reúne, num automóvel compacto, todas as sensações de um verdadeiro desportivo de nova geração. Desenvolvido com base na plataforma AmpR Small, partilhada com o Renault 5 E-Tech elétrico, o A290 é compacto, ágil e oferece um desempenho elevado e fácil de dominar, além de garantir uma utilização confortável no dia a dia.

Com um design elegante, caraterísticas técnicas de topo, uma conetividade ultracompleta e numerosas possibilidades de personalização da condução, o A290 é um Alpine de nova geração, concebido para abraçar a era elétrica.

Segundo título consecutivo para a Renault

Na primeira ronda de votações, em novembro passado, o Renault 5 E-Tech elétrico, apresentado conjuntamente com o Alpine A290, foi nomeado um dos sete finalistas, juntamente com o Alfa Romeo Junior, o Citroën ë-C3/C3, o Cupra Terramar, o Dacia Duster, o Hyundai Inster e o Kia EV3.

O novo ícone pop elétrico da Renault torna-se o oitavo automóvel da marca a ganhar o prestigiado prémio Carro do Ano, depois do Renault 16 (1966), Renault 9 (1982), Clio III (1991), Scenic (1997), Megane (2003), Clio II (2006) e Scenic E-Tech elétrico (2024).

“No seio do grupo, da marca Renault e da Ampere, sentimo-nos todos imensamente orgulhosos por termos recebido, pelo segundo ano consecutivo, o prestigiado prémio ‘Carro do Ano'”, avançou Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault. “O Renault 5 E-Tech elétrico é um verdadeiro divisor de águas na Europa. Torna os automóveis elétricos apetecíveis e suscita uma reação emocional. Ao mesmo tempo, foi concebido para oferecer um valor acrescentado aos nossos clientes. Se há um automóvel com potencial para transformar o mercado dos elétricos, é este.”

R5, o acelerador da eletrificação

Em 2024, a Renault reinventou o R5 com uma versão totalmente elétrica, destinada a acelerar o ritmo da eletrificação no mercado europeu. O Renault 5 E-Tech elétrico torna a mobilidade elétrica apetecível, graças ao seu design cativante e à experiência alegre e intuitiva proporcionada pelas suas tecnologias elétricas e digitais. O modelo de entrada de gama está disponível, este ano, a partir de 25.000 euros, antes dos incentivos governamentais, nos países onde estes são aplicáveis. Construído no âmbito de um sistema de produção sustentável, o Carro do Ano 2025 possui todas as qualidades necessárias para se afirmar como o automóvel compacto de referência da transição energética.

Há mais de doze anos que a Renault procura colocar a mobilidade elétrica ao alcance de todos. Após o lançamento do Megane e do Scenic no segmento C, a Renault alarga a sua gama elétrica E-Tech ao segmento B, com o Renault 5 e o Renault 4, que vão ser lançados ainda este ano. Estes dois últimos modelos desempenham um papel fundamental na aceleração da adoção de automóveis elétricos e no reforço da posição da Renault como líder na nova era da mobilidade sustentável.