Cinco comportamentos que demonstram uma liderança altamente eficaz
Alguma vez trabalhou para um líder que cometeu um erro, tomou uma má decisão ou não sabia a resposta a algo e, em vez de o admitir, desviou as atenções culpando outra pessoa, dando justificações ou fingindo que nada aconteceu?
Esta falta de responsabilização acontece com demasiada frequência no local de trabalho e prejudica a confiança, o envolvimento e a comunicação. A responsabilização da liderança está no centro da capacidade de qualquer organização para alcançar um desempenho ideal e construir uma cultura forte.
Hoje, os trabalhadores valorizam mais que os seus líderes cumpram o que dizem e sejam mais responsáveis. Numa altura em que continuamos a experimentar mudanças aceleradas, complexidades crescentes, aumento da pressão e prioridades concorrentes, demonstrar responsabilização enquanto líder não podia ser mais crítico. Na verdade, a responsabilização é um dos oito factores-chave que impulsionam resultados positivos relacionados com o trabalho, segundo o relatório “The State of Organizations 2023” da McKinsey & Company. O relatório concluiu ainda que as organizações com elevada responsabilização da liderança tendem a ser mais saudáveis.
Pode consultar este artigo na íntegra na edição de dezembro. Assine aqui ou adquira já a edição nas bancas.